Associação cria manual de recomendações para reabertura do Turismo
Associação cria manual de recomendações para reabertura de empresas de turismo nos EUA
Enquanto uma vacina não chega e o novo coronavírus continua circulando entre nós e contaminando e matando pessoas, o mundo precisa encontrar formas de voltar a funcionar em segurança. Na indústria de Viagens e Turismo não é diferente e em um dos setores mais atingidos pela crise diversos protocolos estão sendo desenhados para hotéis, aeronaves, aeroportos, parques temáticos, cruzeiros marítimos...
Na China, por exemplo, os parques começam a reabrir e o uso de máscaras pelos frequentadores e funcionários é uma das medidas adotadas, além de incentivo ao distanciamento, restaurantes com parte da capacidade apenas e mais higienização pessoal e de equipamentos. A medição de temperatura dos clientes, testagem se os frequentadores têm o vírus ou anticorpos e procedimentos sem a necessidade do toque são outras medidas sendo adotadas.
Nos Estados Unidos, a U.S. Travel Association criou, com apoio de outras entidades e de especialistas médico, um manual com sugestão de medidas para a reabertura das empresas de Viagens e Turismo.
“À medida que as viagens são retomadas, os viajantes precisam confiar que as medidas de segurança estão vigorando desde o momento em que saem de casa até seu retorno ao lar”, disse o presidente da US Travel, Roger Dow.
Acesse aqui o manual, chamado de Travel in the New Normal (Viagens no Novo Normal), que tem como objetivo “reduzir os riscos da covid-19 e ajudar a comunicar ao longo de cada passo da jornada do viajante”. “Tenham certeza de que a indústria não irá encorajar as pessoas a viajar até que nós saibamos que é seguro (viajar)”, afirmou.
O manual é dividido em capítulos. Confira a seguir.
BARREIRAS DE PROTEÇÃO
Nessa parte, são recomendadas medidas para evitar a transmissão e o contato físico, o que pode envolver novos processos operacionais, novo fluxo de clientes e novas práticas pelos funcionários.
Entre as recomendações estão a higienização das mãos (que evita a transmissão em cerca de 50%), uso de máscaras e luvas, criação de barreiras físicas (como painéis transparentes entre o cliente e o funcionário), o distanciamento físico (como em filas, restaurantes e atrações), alternativas de atendimento (como entrega de delivery nas calçadas, pedidos on-line, check-in pelo app) e uma política de conscientização dos envolvidos (ainda há muitos que furam as recomendações de ficar em casa, por exemplo).
Todos os processos que puderem ser feitos sem o toque do cliente e do funcionário (como pagamentos, check-in, identificação do cliente e uso de amenidades em hotéis) são encorajados.
HIGIENIZAÇÃO INTENSIFICADA
A limpeza e sanitização de ambientes deve ser reforçada. Da higienização mais frequente de ambientes aos hábitos dos funcionários, cada empresa vai tomar medidas adequadas a seus negócios. Já há inclusive empresas e países investindo em certificados de limpeza. Álcool gel e produtos de higienização devem estar à disposição dos clientes.
TESTES DE SAÚDE
Empresa de Turismo também são incentivadas a promover a testagem de clientes e funcionários e medição de temperatura (sem toque). Funcionários com sintomas ou que testem positivos devem ficar isolados em casa. Clientes com a mesma situação devem ser comunicados que também devem se isolar e buscar auxílio médico se necessário.
ALIMENTOS E BEBIDAS
O setor de Alimentos & Bebidas passa a ter novos protocolos e práticas. A Associação Nacional de Restaurantes e a FDA mantêm protocolos e recomendações para a reabertura de restaurantes e o consumo de alimentos fora do lar.
O documento reforça que a responsabilidade é de todos os envolvidos em um processo de viagem, desde que o viajante sai de casa, até seu retorno.