7 mil brasileiros ainda aguardam resgate no Exterior
Ministro Ernesto Araújo disse que ainda há mais de 7 mil brasileiros aguardando resgate no Exterior
Em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, neste domingo, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que ainda há mais de 7 mil brasileiros em países ao redor do mundo, querendo voltar para casa, mas sem voos disponíveis. São turistas, intercambistas e brasileiros que estavam morando no Exterior temporariamente e que foram pegos de surpresa com o fechamento de fronteiras e cancelamentos de voos, devido à crise causada pela pandemia do novo coronavírus.
Araújo disse que o governo brasileiro já ajudou a repatriar cerca de oito mil brasileiros e tem um plano e recursos para trazer todos eles em alguns dias. Amanhã um voo buscará os que estão presos no Equador, incluindo uma delegação de atletas paraolímpicos. De acordo com ele, há cerca de 150 brasileiros no país, esperando um resgate. O governo brasileiro está fretando aeronaves ou enviando aviões da FAB para essas missões.
Egito, Tailândia, Peru, México, África do Sul e Portugal foram alguns dos países mostrados na reportagem, com brasileiros dormindo em aeroportos, sem dinheiro para comer e se hospedarem e desesperados para voltar pra casa.
Assista à reportagem do Fantástico aqui.
Recomendações da Anac e do governo brasileiro.
Empresas revelam esforços de repatriação.