Confins é liberado parcialmente; aéreas cancelam 129 voos
Pista de Confins é liberado parcialmente após o cancelamento de mais de 120 voos.
A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins), informou que a pista do terminal já foi liberada com restrições para pousos e decolagens. Durante a madrugada, uma aeronave da Latam Airlines que seguia de São Paulo para Londres fez um pouso de emergência no aeródromo.
De acordo com a BH Airport, entre às 12h e às 13h20 já foram confirmados seis decolagens e dois pousos. Toda a retomada das operações no principal aeroporto de Minas Gerais está sendo administrada pelas próprias companhias aéreas.
Até o momento 129 voos foram cancelados. A liberação completa da pista está prevista para às 19h. A concessionária mantém a recomendação que todos os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas e consultem a situação dos voos, antes mesmo do deslocamento até o aeroporto.
Leia abaixo os comunicados na íntegra da Avianca Brasil, Azul, Gol e Latam (a Gol ainda apura os efeitos da paralisação e em breve enviará comunicado):
AVIANCA BRASIL
A Avianca Brasil informa que os voos 6144 GRU–CNF e 6147 CNF–GRU tiveram que ser cancelados em função do fechamento da pista do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, nesta quinta-feira. A companhia esclarece que os clientes impactados podem remarcar as passagens sem custo nos próximos sete dias ou obter reembolso integral. Nesse momento, a Avianca Brasil segue fornecendo todo o suporte necessário para atendê-los da melhor forma possível..
A empresa lamenta o desconforto causado aos clientes e ressalta que cancelamentos e alterações de horários de voos, em função de incidentes externos, são procedimentos, embora indesejados, às vezes, necessários para garantir a segurança de seus clientes e colaboradores, principal prioridade da empresa.”
Em resposta ao Portal PANROTAS, a Avianca Brasil afirmou que não desviou voos para a Pampulha.
AZUL
Com a reabertura parcial do aeroporto de Confins, a Azul informa que suas operações estão sendo retomadas gradualmente. Durante esse período, a companhia esclarece que seus voos poderão sofrer atrasos e cancelamentos, mas irá assistir a todos seus Clientes que estavam com viagens marcadas de e para o aeroporto mineiro da melhor forma possível. Aqueles que, mesmo assim, quiserem remarcar seus voos que estavam programados para esta quinta-feira, a companhia irá fazê-lo sem qualquer custo”.
GOL
Devido à interdição da pista para pousos e decolagens do Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, a GOL informa que 29 voos com origem ou destino nesta cidade precisaram ser cancelados nesta quinta-feira, 20 de dezembro.
A companhia ressalta que não está medindo esforços para atender seus Clientes, oferecendo toda a assistência necessária como alimentação, hospedagem e reacomodação – conforme disponibilidade - em outros voos regulares ou reforços, criados para atendê-los a partir da liberação do Aeroporto de Confins, prevista para ocorrer no período da noite.
Os passageiros impactados por estes cancelamentos podem seguir aos seus destinos via transporte terrestre, disponibilizados pela Gol nos aeroportos com operações de e para Belo Horizonte.
A Gol orienta os Clientes que partem ou se destinam a este aeroporto a checarem o status dos seus voos no site (www.voegol.com.br), antes de se dirigirem aos aeroportos. Aos que optarem por remarcar suas viagens, sem a cobrança de taxas, ou reembolso de suas passagens, podem solicitar pelos canais de atendimento da companhia ou pela Central de Atendimento, no telefone e 0800 704 0465.
LATAM
A Latam Airlines Brasil informa que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres), que partiu às 00h30 (hora local) de hoje (20), alternou para o aeroporto de Belo Horizonte/Confins em razão de questões técnicas. Todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão recebendo a assistência necessária.
Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada pelo menos até as 20h.
Em razão disso, 49 voos da companhia de/para Confins foram cancelados até as 23h59 de hoje (20) e 1 alternado. A Latam reforça aos passageiros que confirmem a situação de seus voos diretamente na página Status de Voos e não se dirigirem ao aeroporto.
Àqueles que tiverem seus voos impactados podem alterar seus voos ou solicitar reembolso do bilhete sem a cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data, sem multas, de acordo com a disponibilidade. Outra opção é que os passageiros entrem em contato com o Call Center pelos telefones 4002-5700 (nas capitais) ou 0300-570- 5700 (nas demais localidades do Brasil) antes de se dirigirem ao aeroporto de Confins.
A companhia reitera que seguiu todos os procedimentos previstos para este tipo de situação, mantendo o controle da aeronave em todos os momentos e resguardando sempre a segurança de seus passageiros.
A Latam reafirma o seu compromisso em manter os mais altos padrões de segurança e lamenta os inconvenientes que esta situação possa ter causado aos clientes.
Atualizado às 14h04