Right Flight: conheça o software polêmico que 'manipula resultados'
Ferramenta desenvolvida pela francesa Travelaer mostra tarifas de concorrentes no site das aéreas, mas pode ocultar resultados mais baratos
Uma nova tecnologia dá às companhias aéreas a chance de mostrar, em seu próprio site, a oferta de voos dos concorrentes, mas cria polêmicas. Desenvolvido pela francesa Travelaer, o software Right Flight promete uma comparação instantânea na busca dos clientes dentro do canal direto de vendas, fazendo uma função parecida com a dos metabuscadores. A grande questão, porém, é a manipulação de resultados, uma vez que é possível mostrar apenas a concorrência com tarifas mais caras.
"Dentro de seus próprios sites, as companhias aéreas poderão escolher comparações de voos [dos concorrentes] que façam suas ofertas parecerem melhores. Isso é totalmente inaceitável e pode ser considerado injusto e enganoso", contestou o presidente da associação Travelers United, Charlie Leocha.
De outro lado, algumas companhias já começam a aderir à ferramenta Right Flight, a exemplo de El Al, de Israel, e Iceland Air (foto), da Islândia. Segundo o CEO da Travelaer, Mike Slone, já há conversas com diversas outras aéreas interessadas nos benefícios do software, que promete aumentar a conversão de vendas e reduzir os custos das empresas.
Slone ainda defende o Right Flight como uma maneira eficiente de coletar e usar os dados de clientes. Ele afirma que, quando uma aérea opta por não mostrar tarifas mais baratas de concorrentes, por exemplo, ela pode definir melhor o funil de conversão, como quando o comprador deixa o site e quando ele continua, a título de comparação.
"Dentro de seus próprios sites, as companhias aéreas poderão escolher comparações de voos [dos concorrentes] que façam suas ofertas parecerem melhores. Isso é totalmente inaceitável e pode ser considerado injusto e enganoso", contestou o presidente da associação Travelers United, Charlie Leocha.
De outro lado, algumas companhias já começam a aderir à ferramenta Right Flight, a exemplo de El Al, de Israel, e Iceland Air (foto), da Islândia. Segundo o CEO da Travelaer, Mike Slone, já há conversas com diversas outras aéreas interessadas nos benefícios do software, que promete aumentar a conversão de vendas e reduzir os custos das empresas.
Slone ainda defende o Right Flight como uma maneira eficiente de coletar e usar os dados de clientes. Ele afirma que, quando uma aérea opta por não mostrar tarifas mais baratas de concorrentes, por exemplo, ela pode definir melhor o funil de conversão, como quando o comprador deixa o site e quando ele continua, a título de comparação.
*Fonte: Travelweekly