Laura Enchioglo   |   30/10/2024 11:32
Atualizada em 30/10/2024 12:04

Iata: mais de 70% das pessoas reservam viagens on-line ou por aplicativo

De acordo com o estudo, viajantes continuam priorizando a conveniência e a velocidade


Suganth/Unsplash
Estudo apontou as preferências dos passageiros, seja pela escolha do aeroporto, seja pelo método de pagamento das viagens
Estudo apontou as preferências dos passageiros, seja pela escolha do aeroporto, seja pelo método de pagamento das viagens

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) divulgou resultados da sua Pesquisa Global de Passageiros de 2024, revelando que os viajantes continuam priorizando a conveniência e a velocidade. Para uma experiência de viagem mais tranquila, eles desejam usar a identificação biométrica e concluir alguns processos de viagem antes de chegar ao aeroporto.

O estudo apontou as preferências dos passageiros, seja pela escolha do aeroporto, seja pelo método de pagamento das viagens. Um ponto de destaque foi que 71% dos entrevistados afirmaram que reservam viagens on-line ou por meio de um aplicativo, sendo que 53% preferem utilizar o website/app da companhia aérea e apenas 16% preferem a interação humana.

"Globalmente os viajantes esperam embarcar mais rapidamente com tecnologia e processos inteligentes que começam antes de chegarem ao aeroporto. Já estamos fazendo isso acontecer: os viajantes podem chegar prontos para voar com verificações de admissibilidade concluídas. A biometria e a identidade digital proporcionam uma experiência sem papel no aeroporto. Isso aumenta a eficiência e ajuda a infraestrutura aeroportuária a lidar com o crescimento do número de passageiros",

Dany Oliveira, Country Director da Iata no Brasil

Confira insights da pesquisa abaixo:

  • 68% dos entrevistados afirmaram que a proximidade do aeroporto é a sua principal prioridade ao selecionar o aeroporto de partida, seguida pela minimização do tempo total de viagem (33%) e pela obtenção do melhor preço do bilhete (25%).
  • 71% afirmaram que reservam viagens online ou por meio de um aplicativo, sendo que 53% preferem utilizar o website/app da companhia aérea e apenas 16% preferem a interação humana.
  • 32% disseram que queriam que todas as informações de viagem fossem consolidadas em um só lugar durante o processo pré-viagem.
  • 79% preferem pagar as viagens com cartão de crédito ou débito (+8 pontos percentuais em relação a 2023), seguidos por carteiras digitais com 20% (+2 pontos percentuais em 2023) e soluções de pagamento instantâneo, como IATA Pay, com 7% (+ 3 pontos percentuais em 2023).
  • A conveniência foi o principal motivo pelo qual os passageiros escolheram um determinado método de pagamento (70%), seguida de benefícios (39%) e segurança (33%).

Aeroportos

  • 70% afirmaram que desejam chegar ao portão de embarque em 30 minutos ou menos quando viajam apenas com bagagem de mão; 74% esperam que não demore mais do que 45 minutos com uma bagagem despachada.
  • 85% disseram que estão dispostos a compartilhar dados de imigração, ou seja, passaporte e visto, com as autoridades antes da partida para acelerar o processo no aeroporto. E 89% estão interessados em um programa de viajantes confiáveis para agilizar a triagem de segurança.
  • 45% apontaram que os procedimentos de imigração devem ser concluídos antes de chegar ao aeroporto e 36% pensam o mesmo em relação ao check-in. Além disso, 70% dos passageiros disseram que estariam mais propensos a despachar uma bagagem se pudessem fazê-lo com antecedência.
  • 46% dos viajantes passaram por processos aeroportuários utilizando identificação biométrica. A maior utilização é observada nos postos de controle de imigração de entrada e saída (43%). 84% dos usuários ficaram satisfeitos. E 75% preferem usar biometria em vez de passaportes e cartões de embarque tradicionais.
  • 50% disseram que estão preocupados com a proteção de dados e 39% estariam mais abertos a soluções biométricas se tivessem certeza da segurança dos seus dados.

Soluções digitais e tendências para gerações mais jovens

  • Os menores de 25 anos são consideravelmente mais proativos na utilização da tecnologia para melhorar as suas viagens, mas querem garantias de segurança.
  • 51% escolheriam carteiras digitais para pagamento, muito acima da média global de 20%.
  • 90% dos entrevistados manifestaram interesse em usar um smartphone com carteira digital, passaporte e cartões de fidelidade para reservas, pagamentos e navegação em aeroportos, superando a média global de 77%.
  • 48% preferem a biometria aos passaportes e cartões de embarque tradicionais, em comparação com 43% das pessoas com idades entre 56 e 75 anos.
  • 50% dos menores de 25 anos estariam mais abertos a soluções biométricas se tivessem a segurança dos dados garantida, contra a média global de 39%.

Tendências na América Latina e Caribe

Os passageiros da América Latina e do Caribe preferem reservar viagens com cartão de crédito ou débito. Eles valorizam mais a flexibilidade de pagamento, preferindo parcelar mais do que qualquer outra região.

Eles estão mais inclinados do que qualquer outra região a obter vistos de um consulado ou embaixada. Utilizam a biometria com menos frequência do que outras regiões; no entanto, mostram uma forte vontade de adotar a tecnologia e relatam grande satisfação quando o fazem.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados