Iata: mais de 70% das pessoas reservam viagens on-line ou por aplicativo
De acordo com o estudo, viajantes continuam priorizando a conveniência e a velocidade
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) divulgou resultados da sua Pesquisa Global de Passageiros de 2024, revelando que os viajantes continuam priorizando a conveniência e a velocidade. Para uma experiência de viagem mais tranquila, eles desejam usar a identificação biométrica e concluir alguns processos de viagem antes de chegar ao aeroporto.
O estudo apontou as preferências dos passageiros, seja pela escolha do aeroporto, seja pelo método de pagamento das viagens. Um ponto de destaque foi que 71% dos entrevistados afirmaram que reservam viagens on-line ou por meio de um aplicativo, sendo que 53% preferem utilizar o website/app da companhia aérea e apenas 16% preferem a interação humana.
"Globalmente os viajantes esperam embarcar mais rapidamente com tecnologia e processos inteligentes que começam antes de chegarem ao aeroporto. Já estamos fazendo isso acontecer: os viajantes podem chegar prontos para voar com verificações de admissibilidade concluídas. A biometria e a identidade digital proporcionam uma experiência sem papel no aeroporto. Isso aumenta a eficiência e ajuda a infraestrutura aeroportuária a lidar com o crescimento do número de passageiros",
Dany Oliveira, Country Director da Iata no Brasil
Confira insights da pesquisa abaixo:
- 68% dos entrevistados afirmaram que a proximidade do aeroporto é a sua principal prioridade ao selecionar o aeroporto de partida, seguida pela minimização do tempo total de viagem (33%) e pela obtenção do melhor preço do bilhete (25%).
- 71% afirmaram que reservam viagens online ou por meio de um aplicativo, sendo que 53% preferem utilizar o website/app da companhia aérea e apenas 16% preferem a interação humana.
- 32% disseram que queriam que todas as informações de viagem fossem consolidadas em um só lugar durante o processo pré-viagem.
- 79% preferem pagar as viagens com cartão de crédito ou débito (+8 pontos percentuais em relação a 2023), seguidos por carteiras digitais com 20% (+2 pontos percentuais em 2023) e soluções de pagamento instantâneo, como IATA Pay, com 7% (+ 3 pontos percentuais em 2023).
- A conveniência foi o principal motivo pelo qual os passageiros escolheram um determinado método de pagamento (70%), seguida de benefícios (39%) e segurança (33%).
Aeroportos
- 70% afirmaram que desejam chegar ao portão de embarque em 30 minutos ou menos quando viajam apenas com bagagem de mão; 74% esperam que não demore mais do que 45 minutos com uma bagagem despachada.
- 85% disseram que estão dispostos a compartilhar dados de imigração, ou seja, passaporte e visto, com as autoridades antes da partida para acelerar o processo no aeroporto. E 89% estão interessados em um programa de viajantes confiáveis para agilizar a triagem de segurança.
- 45% apontaram que os procedimentos de imigração devem ser concluídos antes de chegar ao aeroporto e 36% pensam o mesmo em relação ao check-in. Além disso, 70% dos passageiros disseram que estariam mais propensos a despachar uma bagagem se pudessem fazê-lo com antecedência.
- 46% dos viajantes passaram por processos aeroportuários utilizando identificação biométrica. A maior utilização é observada nos postos de controle de imigração de entrada e saída (43%). 84% dos usuários ficaram satisfeitos. E 75% preferem usar biometria em vez de passaportes e cartões de embarque tradicionais.
- 50% disseram que estão preocupados com a proteção de dados e 39% estariam mais abertos a soluções biométricas se tivessem certeza da segurança dos seus dados.
Soluções digitais e tendências para gerações mais jovens
- Os menores de 25 anos são consideravelmente mais proativos na utilização da tecnologia para melhorar as suas viagens, mas querem garantias de segurança.
- 51% escolheriam carteiras digitais para pagamento, muito acima da média global de 20%.
- 90% dos entrevistados manifestaram interesse em usar um smartphone com carteira digital, passaporte e cartões de fidelidade para reservas, pagamentos e navegação em aeroportos, superando a média global de 77%.
- 48% preferem a biometria aos passaportes e cartões de embarque tradicionais, em comparação com 43% das pessoas com idades entre 56 e 75 anos.
- 50% dos menores de 25 anos estariam mais abertos a soluções biométricas se tivessem a segurança dos dados garantida, contra a média global de 39%.
Tendências na América Latina e Caribe
Os passageiros da América Latina e do Caribe preferem reservar viagens com cartão de crédito ou débito. Eles valorizam mais a flexibilidade de pagamento, preferindo parcelar mais do que qualquer outra região.
Eles estão mais inclinados do que qualquer outra região a obter vistos de um consulado ou embaixada. Utilizam a biometria com menos frequência do que outras regiões; no entanto, mostram uma forte vontade de adotar a tecnologia e relatam grande satisfação quando o fazem.