Entenda as diferenças nos rankings de pontualidade de aéreas
Aviação global é analisada ano a ano por Flightstats e OAG, mas dados raramente batem; entenda por que, e conheça as mais pontuais de 2018, com Latam e Azul
Anualmente, os rankings das companhias aéreas mais pontuais do globo são divulgados por empresas que analisam o transporte aéreo mundial. Com o encerramento de 2018, novas listas das empresas aéreas que mais respeitaram os horários demarcados de seus voos foram divulgados, baseados, majoritariamente, no chamado OTP, ou on-time performance - considera a aeronave pontual caso chegue ao portão de desembarque dentro de 14 minutos e 59 segundos da hora programada.
As duas principais empresas a realizar tal contagem são a OAG e a Flightstats. Ambas avaliam milhões de voos anuais para criar o ranking de melhor desempenho, mas os resultados raramente são os mesmos. Neste ano, por exemplo, Latam Airlines e Azul aparecem em destaque entre as brasileiras, mas com diferentes colocações dependendo da empresa que elaborou o ranking. Mas por quê?
O Portal PANROTAS separou as avaliações e listas das empresas, em busca de entender os critérios de cada uma delas, e como elas segmentam os rankings possíveis - por região, por tamanho da companhia aérea, entre as low costs, etc.
Confira a análise abaixo.
FLIGHTSTATS
A empresa norte-americana Flightstats, baseada em Portland (Oregon), analisou cerca de 120 mil voos diários para publicar os resultados finais de 2018, o que resulta em cerca de 43,8 milhões de voos. Pouco mais de 600 fontes globais são consultadas, incluindo autoridades da aviação civil, companhias aéreas, aeroportos e principais sistemas de reservas de bilhetes aéreos.As escolhas de rankings são divididas em três etapas: aéreas globais, por regiões, e low costs.
O principal ranking é o das maiores companhias do globo. Isso inclui critérios como contar com mais 134 mil voos anuais e ter capacidade mínima de 23 milhões de passageiros. É nele que aparece a Latam Airlines, na décima colocação global. Confira abaixo:
Aéreas Globais:
Colocação | Companhia aérea | % de voos aterrissados pontualmente (OTP) |
---|---|---|
1º | Qatar Airways | 85,88% |
2º | KLM | 85,59% |
3º | All Nippon Airways (Ana) | 85,25% |
4º | Delta Air Lines | 84,30% |
5º | Alitalia | 83,21% |
6º | Iberia | 82,06% |
7º | Emirates | 82% |
8º | Aeromexico | 80,8% |
9º | American Airlines | 80,23% |
10º | Latam Airlines | 79,99% |
A segunda análise é por cada uma das cinco macrorregiões globais - Europa, América do Norte, América Latina, Ásia e Pacífico, África e Oriente Médio. No caso dos latinos, em 2018 o destaque foi para a Copa: 90,16% de seus voos foram considerados pontuais, o que coloca a companhia na primeira colocação entre todas as companhias do globo, algo que se repete na OAG. A Azul figura em segundo, neste caso à frente da Latam Brasil, em quinto, e da Gol, em sexto. Confira abaixo:
Aéreas Latino-Americanas
Colocação | Companhia aérea | % de voos aterrissados pontualmente (OTP) |
---|---|---|
1º | Copa Airlines | 90,16% |
2º | Azul | 86,47% |
3º | Aerolíneas Argentinas | 82,81% |
4º | Aeromexico | 80,8% |
5º | Latam Airlines | 79,99% |
6º | Gol | 79,47% |
O último ranking da Flightstats merece destaque pela proeminência das companhias brasileiras. Entre as low costs, a Azul fica em primeiro, empatada com a Iberia Express, mas a Gol também aparece na lista, na sétima colocação, ao conseguir 79,47% de seus voos dentro do critério OTP. Veja o ranking:
Low Costs
Colocação | Companhia aérea | % de voos aterrissados pontualmente (OTP) |
---|---|---|
1º | Azul | 86,47% |
1º | Iberia Express | 86,47% |
3º | Spirit Airlines | 82,04% |
4º | Indigo | 81,1% |
5º | Thai Air Asia | 80,97% |
6º | Sky Airline | 79,81% |
7º | Gol | 79,47% |
8º | Suouthwest Airlines | 79,35% |
9º | Allegiant Air | 77,71% |
10º | Flybe | 77,34% |
OAG
Assim como na Flightstats, a OAG, para realizar seus rankings, utiliza milhões de dados de voos globais. São 57 milhões para ser mais exato, alguns milhões a mais que a Flightstats. Na análise da empresa britânica, porém, a definição de OTP é o voo que chega ou parte dentro de 15 minutos do horário marcado, ao invés de apenas o horário de aterrissagem, o que pode causar alteração na posição das companhias aéreas ao comparar com o trabalho da concorrência.
Os rankings também se diferem. A OAG divulgou um ranking geral de 2018, de todas as companhias áreas do globo, onde a Copa lidera com 89,79% de OTP, com Latam (7º) e Azul (8º) figurando no top 10 global. Confira abaixo:
- Aviação Global
Colocação | Companhia aérea | % de voos aterrissados pontualmente (OTP) |
---|---|---|
1º | Copa Airlines | 89,79% |
1º | Air Baltic | 89,17% |
3º | Hong Kong Airlines | 88,11% |
4º | Hawaiian Airlines | 87,52% |
5º | Bangkok Airways | 87,16% |
6º | Qantas Airways | 85,65% |
7º | Latam Airlines | 85,6% |
8º | Azul | 85,21% |
9º | Qatar Airways | 85,17% |
10º | KLM | 84,52% |
Os demais rankings seguem critérios de tamanho da empresa aérea ou região em que atua. No primeiro caso, são três listas: as mais pontuais entre as 20 maiores áreas globais (em número de voos); as mais pontuais entre todas as companhias com mais de 30 mil voos anuais, e as mais pontuais entre as low costs.
Nos dois primeiros rankings, a Latam se destaca, incluindo a primeira colocação na lista das 20 maiores áreas globais. Veja:
20 maiores aéreas globais
Colocação | Companhia aérea | % de voos aterrissados pontualmente (OTP) |
---|---|---|
1º | Latam Airlines | 85,60% |
1º | All Nippon Airways (Ana) | 84,43% |
3º | Japan Airlines | 83,99% |
4º | Delta Air Lines | 83,08% |
5º | Alaska Airlines | 82,61% |
6º | Indigo | 81,70% |
7º | Southwest | 78,20% |
8º | United Airlines | 78,06% |
9º | American Airlines | 77,65% |
10º | British Airways | 75,78% |
Nos rankings por região, os resultados da OAG se diferem da Flightstats. No mercado latino-americano, embora a Copa permaneça em primeiro, a Latam aparece em segundo, à frente da Azul (3º) e Avianca Brasil (5º).
DOMÍNIO BRASILEIRO ENTRE AEROPORTOS GLOBAIS
A OAG vai além da Flightstats ao realizar também rankings por aeroporto. E os brasileiros se destacam.No ranking dos terminal de tamanho médio (capacidade de cinco a dez milhões de passageiros por ano), seis nacionais figuram no top dez: Viracopos (SP), Recife, Santos Dumont (RJ), Confins (MG), Galeão (RJ) e Porto Alegre. Entre os aeroportos grandes (deza 20 milhões), são dois brasileiros, Brasília Congonhas (SP), enquanto na categoria entre 20 e 30 milhões aparece Guarulhos (SP) na décima posição
Entre os aeroportos de pequeno porte, comportando até cinco milhões de assentos por ano, aparece ainda Curitiba, em 4º.