Karina Cedeño   |   14/03/2023 09:13

United investe US$ 5 milhões em combustível à base de algas

O investimento foi feito na empresa de biocombustíveis de algas Viridos

Divulgação
O produto poderá ser usado para escalar a futura produção de combustível sustentável de aviação (SAF)
O produto poderá ser usado para escalar a futura produção de combustível sustentável de aviação (SAF)
A United Airlines anunciou investimento de US$ 5 milhões em um combustível sustentável de aviação (SAF) feito de algas, um recurso abundante e escalável que pode ser cultivado e colhido sem impactar a cadeia de abastecimento de alimentos.

Esse é o primeiro investimento do United Airlines Ventures Sustainable Flight Fund SM (Fundo de Voos Sustentáveis da United Airlines Ventures), recentemente anunciado, na empresa de biocombustíveis de algas Viridos, especializada na bioengenharia de microalgas. Sua tecnologia acelera a quantidade de óleo que pode ser produzida a partir das microalgas. O produto poderá ser usado para escalar a futura produção de SAF. Até o momento, a United investiu na produção futura de mais de três bilhões de galões de SAF.

“O SAF é comprovado, escalável e a melhor ferramenta que temos para reduzir nossas emissões de carbono durante o voo, mas enfrentamos uma escassez significativa de matéria-prima disponível”, afirma o presidente da United Airlines Ventures, Mike Leskinen.

A Viridos, empresa de biocombustíveis focada em indústrias de descarbonização, lidera a bioengenharia de microalgas e já alcançou sete vezes a produtividade de óleo, em comparação com as típicas algas selvagens. Isso cria uma oportunidade para uma produção potencialmente escalável e mais sustentável de óleo de algas, que poderá ser usado posteriormente para produzir SAF. Com base nas estimativas atuais, espera-se que o SAF criado pelo óleo de algas da Viridos tenha uma pegada de carbono reduzida em 70%, em relação ao ciclo de vida, quando comparado ao combustível de aviação convencional.

A tecnologia de bioengenharia da Viridos combina vários atributos que contribuem para a sustentabilidade, em comparação com a produção tradicional de combustível para aviação:

  • As produtividades de óleo da área de superfície das algas da Viridos excedem em muito qualquer cultura oleaginosa tradicional, alcançando alta produção de óleo de algas em áreas comparativamente pequenas;
  • As algas da Viridos são cultivadas em vasos que contêm água do mar. Isso permite a implantação contida em locais quentes e secos, sem sobrecarregar os escassos recursos de água doce e terras aráveis, ao mesmo tempo em que elimina o escoamento;
  • As algas da Viridos têm teores de óleo extremamente altos, facilitando o processamento do óleo de algas;
  • O óleo de algas Viridos é um óleo vegetal de qualidade que permite que as biorrefinarias existentes o processem com alto rendimento.

"Ao estabelecermos locais de produção para cultivar microalgas projetadas pela Viridos em água salgada, estamos criando a base para um futuro biocombustível que se distancie dos combustíveis fósseis, sem competir por recursos preciosos, como água doce e terras aráveis. Estamos entusiasmados por ter o apoio de United Airlines. Juntos, podemos construir o ecossistema necessário para trazer biocombustíveis de algas para o mercado", afirma o diretor executivo da Viridos, Oliver Fetzer.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados