Aéreas regionais participam de capacitação internacional
Alta e Iata promovem capacitações para empresas aéreas de pequeno porte
Empresas de transporte aéreo regional podem capacitar-se para conseguir a certificação internacional Issa - Iata Standard Safety Assessment. Esse tipo de documento permite, por exemplo, que aéreas menores façam parcerias com grandes empresas do setor, oferecendo aos passageiros mais opções de voos. A qualificação reconhece a qualidade e segurança na operação. Para concluir o workshop, as participantes têm que cumprir os protocolos da certificação.
Para isso, a Issa verifica os controles internos e o gerenciamento operacional. Este mês, a TwoFlex concluiu o programa e assinou um acordo de codeshare com a Gol, disponibilizando voos para 10 destinos do Norte e Centro-Oeste do Brasil. Com a parceria, os viajantes podem decolar de qualquer destino operado pela Gol com conexão em Belém, Manaus e Cuiabá.
“Companhias aéreas maiores só fazem acordos de codeshare e interline com outras aéreas certificadas. Nosso programa foi criado para que essas companhias operem aeronaves menores”, explica o diretor de Segurança Operacional da Alta, Fabrício Duarte. O treinamento é oferecido pela Alta (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) e a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata). Atualmente, participam a Asta (de Cuiabá/MT) e a Rima (Porto Velho/RO).