Karina Cedeño   |   17/06/2024 17:37

Por que a Lufthansa quer o fim do PNR? Entenda

Tamur Goudarzi Pour destaca a importância da experiência do cliente na recuperação do setor aéreo


Divulgação
Tamur Goudarzi Pour, diretor do Grupo de Trabalho de Excelência do Cliente do Grupo Lufthansa
Tamur Goudarzi Pour, diretor do Grupo de Trabalho de Excelência do Cliente do Grupo Lufthansa

Durante a Phocuswright Europa, realizada de 10 a 12 de junho em Barcelona (Catalunha), o diretor do Grupo de Trabalho de Excelência do Cliente do Grupo Lufthansa, Tamur Goudarzi Pour, anunciou planos para o futuro do transporte aéreo, incluindo o abandono do tradicional sistema de registro de nomes de passageiros (PNR).

Em entrevista à jornalista Linda Fox, da PhocusWire, Pour falou sobre sua visão de um “mundo sem PNR” e a importância da experiência do cliente na recuperação do setor aéreo após a pandemia.

“Queremos um mundo sem PNR dentro de cinco a sete anos”, declarou Pour. O conceito de offer-order, que vem ganhando espaço no setor, substituiria esse sistema. O pedido de oferta se concentra em apresentar aos viajantes diversas opções com base em suas necessidades, em vez de um único itinerário predefinido.

Mas Pour reconhece a complexidade dessa mudança: "Ela pode levar mais tempo, dependendo de quantos players estiverem envolvidos, e o momento exato em que existirá um mundo livre de PNR será questionável: em que ponto você terá penetração suficiente na indústria para dizer que o conceito já está implementado?"

Futuro da Lufthansa

Apesar dos desafios do setor e do planeta, Pour continua otimista quanto ao futuro da Lufthansa. “Estamos no caminho certo para um crescimento de dois dígitos este ano, mas chegando a 92% dos níveis de 2019”, explicou. "Este ano é o ano da recuperação e estamos otimistas. Sofremos muito com as greves, mas tivemos demanda no verão, por isso haverá crescimento."

No entanto, Pour reconhece os efeitos persistentes da pandemia e das recentes perturbações. “Dois verões depois da covid-19, ainda há muitos problemas”, afirma. “Temos que fazer muitos preparativos para este terceiro verão.” Reconquistar a confiança do cliente é essencial para ele.

“O fundamental é que as companhias aéreas sejam confiáveis”, frisou. Isso inclui “planos de voo estáveis, sem cancelamento de última hora, melhor pontualidade e serviço de bagagem muito bom”. O executivo também enfatiza o impacto do mau serviço sobre os viajantes, afirmando que “é uma agonia para qualquer cliente que sofre com isso e que tem um impacto profundo nas pontuações do NPS".

Por fim, Pour acredita que a digitalização é um fator chave para melhorar o atendimento ao cliente. “A mistura entre o digital e o humano: tem que haver uma rede de segurança humana, alguém com quem o cliente possa sempre falar”, explicou. “Aprendemos isso na época da covid.-19”

O Grupo Lufthansa também anuncia investimentos significativos. “Vamos investir 2,5 bilhões de euros em produtos e serviços de agora a 2025”, revelou. “Aproximadamente 500 milhões de euros estão sendo investidos em produtos não aéreos, incluindo a digitalização.” Além disso, o grupo investirá três bilhões de euros no financiamento de novas aeronaves.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados