Beatrice Teizen   |   20/05/2021 12:25

ICAO fala sobre combustíveis sustentáveis e papel dos governos

Secretária-geral do órgão, Fang Liu, participou de painel do Fórum Internacional de Transporte 2021

Em painel do Fórum Internacional de Transporte 2021, a secretária-geral da ICAO, Fang Liu, respondeu perguntas sobre se os efeitos da pandemia no transporte aéreo eram suscetíveis de persistir, sobre o papel dos governos na reconstrução aprimorada em termos de inovação e sustentabilidade e sobre o que o órgão tem aprendido com seus seminários de avaliação de redução de emissões em termos de soluções de curto prazo, especialmente na área de combustíveis de aviação sustentáveis (SAFs).

Divulgação
Fang Liu, secretária-geral da ICAO
Fang Liu, secretária-geral da ICAO
Sobre o tema da persistência dos impactos da pandemia a longo prazo, Fang expressou que a covid-19 está afetando muitos aspectos de como vivemos e trabalhamos e que ela esperava que esses impactos persistissem e incluíssem o que é regularmente referido como o “novo normal” no pós-pandemia.

Além dos impactos prováveis óbvios das práticas de negócios cada vez mais virtuais sobre os hábitos de viagens a negócios pré-pandêmicas, ela também destacou a evolução da demanda do consumidor por opções de viagens com emissões especialmente baixas e maiores expectativas dos passageiros para uma experiência de viagem mais protetiva em relação à saúde.

“Os viajantes vão querer que sua experiência de longo prazo seja adaptada para se defender melhor contra a transmissão de doenças infecciosas, incluindo reservas de viagens sem contato e soluções de embarque, novos tipos de exames de saúde e segurança combinados e cabines de aeronaves mais bem equipadas”, disse.

A secretária-geral também comentou que todas essas evoluções dependeriam fortemente da inovação setorial e digitalização, apontando as soluções digitais avançadas para dados multimodais e intercâmbio de documentos que já estão começando a aumentar significativamente a eficiência operacional da carga aérea para facilitar o comércio.

Sobre a questão do papel dos governos, Fang assegurou aos participantes que, com base no que tem acontecido na ICAO nos últimos anos, “os governos estão priorizando a inovação hoje, e isso não se refere apenas aos seus planos para o futuro, mas também à sua preferência de longa data por estabelecer padrões baseados no desempenho para o transporte aéreo.”

Ela acrescentou que o mesmo se aplica à priorização da sustentabilidade e reconheceu que os estados vêm perseguindo um programa de trabalho ambiental multifacetado por meio da ICAO há anos e estão apenas se tornando mais agressivos com suas metas de sustentabilidade e emissões acordadas.

Já em relação às inovações da aviação para reduzir as emissões, a executiva destacou o trabalho que está sendo realizado globalmente para inovar aeronaves e tecnologias de propulsão, melhorias operacionais tanto no ar quanto no solo e oportunidades para aumentar a escala de combustíveis sustentáveis para a aviação. Ela observou que os SAFs já eram uma realidade, com mais de 330 mil voos comerciais usando principalmente combustíveis de aviação de base biológica, e que a principal prioridade dos SAFs hoje é aumentar os níveis de produção, reduzir custos e aumentar a competitividade com combustíveis convencionais para aviação.

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