Comissários de bordo da Spirit apoiam fusão com JetBlue
AFA anunciou apoio a uma parceria JetBlue-Spirit após chegar a um acordo provisório com a Spirit
O sindicato que representa os comissários de bordo da Spirit Airlines está apoiando a proposta de fusão da Spirit e da JetBlue. A Associação de Comissários de Voo (AFA) anunciou seu apoio a uma parceria JetBlue-Spirit após chegar a um acordo provisório com a administração da Spirit que garantiria aumentos imediatos de 10% a 27% após a ratificação.
“Foi um investimento significativo nos trabalhadores e uma demonstração de boa fé de uma companhia aérea que ainda não voltou a ter lucratividade após a pandemia”, afirmou o sindicato, de acordo com reportagem do portal Travel Weekly.
A AFA também disse que a JetBlue se comprometeu a proteger uma política de não licença para os comissários de bordo da Spirit após a fusão e um processo acelerado para negociação conjunta de contratos de comissários de bordo durante o processo de integração. Os comissários de bordo da JetBlue são representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes.
A fusão pode enfrentar um desafio dos reguladores antitruste. O Departamento de Justiça está atualmente aguardando uma decisão judicial sobre sua contestação da Aliança do Nordeste da JetBlue com a American Airlines. E o governo Biden assumiu uma postura proativa contra uma maior consolidação corporativa nos EUA. No setor aéreo, a consolidação neste século resultou no controle da American, Delta, Southwest e United de aproximadamente 80% do mercado doméstico.
A presidente da AFA, Sara Nelson, abordou possíveis obstáculos regulatórios em um comunicado anunciando o apoio do sindicato à união. "A fusão JetBlue-Spirit acrescenta concorrência ao setor aéreo, criando mais poder para os trabalhadores, além de opções e conforto que beneficiam os consumidores", disse ela. “Pedimos aos reguladores que trabalhem diligentemente para garantir que o fechamento da fusão financeira ocorra no curto prazo, para que os comissários de bordo, outros trabalhadores e consumidores possam acessar os benefícios da fusão o mais rápido possível”.
A AFA disse que a fusão ofereceria melhores condições de trabalho para os comissários de bordo, em parte porque resultaria na reconfiguração das aeronaves de alta densidade da Spirit para os arranjos de assentos mais espaçosos dos aviões da JetBlue. “As condições apertadas geralmente contribuem para a raiva dos passageiros e abusos muito frequentes dos trabalhadores da linha de frente”, disse o sindicato.
“Foi um investimento significativo nos trabalhadores e uma demonstração de boa fé de uma companhia aérea que ainda não voltou a ter lucratividade após a pandemia”, afirmou o sindicato, de acordo com reportagem do portal Travel Weekly.
A AFA também disse que a JetBlue se comprometeu a proteger uma política de não licença para os comissários de bordo da Spirit após a fusão e um processo acelerado para negociação conjunta de contratos de comissários de bordo durante o processo de integração. Os comissários de bordo da JetBlue são representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes.
A fusão pode enfrentar um desafio dos reguladores antitruste. O Departamento de Justiça está atualmente aguardando uma decisão judicial sobre sua contestação da Aliança do Nordeste da JetBlue com a American Airlines. E o governo Biden assumiu uma postura proativa contra uma maior consolidação corporativa nos EUA. No setor aéreo, a consolidação neste século resultou no controle da American, Delta, Southwest e United de aproximadamente 80% do mercado doméstico.
A presidente da AFA, Sara Nelson, abordou possíveis obstáculos regulatórios em um comunicado anunciando o apoio do sindicato à união. "A fusão JetBlue-Spirit acrescenta concorrência ao setor aéreo, criando mais poder para os trabalhadores, além de opções e conforto que beneficiam os consumidores", disse ela. “Pedimos aos reguladores que trabalhem diligentemente para garantir que o fechamento da fusão financeira ocorra no curto prazo, para que os comissários de bordo, outros trabalhadores e consumidores possam acessar os benefícios da fusão o mais rápido possível”.
A AFA disse que a fusão ofereceria melhores condições de trabalho para os comissários de bordo, em parte porque resultaria na reconfiguração das aeronaves de alta densidade da Spirit para os arranjos de assentos mais espaçosos dos aviões da JetBlue. “As condições apertadas geralmente contribuem para a raiva dos passageiros e abusos muito frequentes dos trabalhadores da linha de frente”, disse o sindicato.