Aérea estimula pular refeições a bordo e gera polêmica; entenda
Para a Japan Airlines, optar por não consumir a refeição é uma escolha mais sustentável
Optar por não fazer a refeição a bordo pode ser considerada uma "escolha ética"? Para a Japan Airlines, sim. A companhia aérea oferece, desde 2020, a 'JAL Ethical Choice Meal Skip Option', dando aos passageiros a opção de pular o serviço de catering em determinadas rotas. As informações são do Euronews Travel.
A aérea anunciou que agora a opção estará disponível em todas as suas reservas de voos mundialmente e afirma que não optar pela refeição a bordo é uma escolha mais sustentável, pois reduz o desperdício de alimentos e significa menos interrupções do sono.
“Gostaríamos de apresentar a você um novo serviço, o ‘JAL Ethical Choice Meal Skip Option’, por meio do qual você pode cancelar suas refeições durante a reserva para aproveitar o sono durante todo o voo”, escreveu a empresa em comunicado aos clientes.
A companhia também diz que, a cada refeição cancelada, doará uma quantia não revelada para ser usada em programas de alimentação escolar para crianças em países em desenvolvimento.
Mas alguns passageiros não estão convencidos.
“Você desistiria de sua refeição a bordo para que uma pessoa faminta possa comer? Eu gostaria de saber quanto a companhia aérea planeja doar por passageiro e que isso não é apenas um movimento astuto de corte de custos disfarçado de iniciativa verde/de caridade”, escreveu o jornalista de viagens Linsey McNeill no Twitter.
Outro usuário do Twitter criticou a companhia aérea por 'abandonar' o fornecimento de comida incluída no preço da passagem. “Estou farto de companhias aéreas roubando as pessoas. Eu propositadamente pegaria a refeição e a desperdiçaria apenas para mostrar minha reprovação”.
Como funciona o cancelamento de refeição a bordo?
Para cancelar o serviço de alimentação, os clientes da Japan Airlines precisam registrar sua opção com pelo menos 25 horas de antecedência do horário de partida do voo. Para isso, o passageiro deve acessar o site da aérea e selecionar a opção ‘Sem Refeição’.
Desperdício de alimentos a bordo
Uma pesquisa da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) revelou que 1,14 milhão de toneladas de alimentos foram desperdiçados em refeições a bordo em 2017. E que 20% de todos os resíduos de voos de passageiros vieram de alimentos e bebidas não consumidos.
Com base nisso, a Japan Airlines afirma que a opção de optar por não oferecer refeições a bordo faz parte de suas ambições de se tornar uma companhia aérea mais sustentável. “Para deixar um planeta próspero para a próxima geração, o Grupo JAL está comprometido em tornar cada voo sustentável e transformar as viagens aéreas em um valor do qual se orgulhar, visando atingir zero emissões de CO2 até 2050”, comunicou a empresa em dezembro do ano passado.
A aérea anunciou que agora a opção estará disponível em todas as suas reservas de voos mundialmente e afirma que não optar pela refeição a bordo é uma escolha mais sustentável, pois reduz o desperdício de alimentos e significa menos interrupções do sono.
“Gostaríamos de apresentar a você um novo serviço, o ‘JAL Ethical Choice Meal Skip Option’, por meio do qual você pode cancelar suas refeições durante a reserva para aproveitar o sono durante todo o voo”, escreveu a empresa em comunicado aos clientes.
A companhia também diz que, a cada refeição cancelada, doará uma quantia não revelada para ser usada em programas de alimentação escolar para crianças em países em desenvolvimento.
Mas alguns passageiros não estão convencidos.
“Você desistiria de sua refeição a bordo para que uma pessoa faminta possa comer? Eu gostaria de saber quanto a companhia aérea planeja doar por passageiro e que isso não é apenas um movimento astuto de corte de custos disfarçado de iniciativa verde/de caridade”, escreveu o jornalista de viagens Linsey McNeill no Twitter.
Outro usuário do Twitter criticou a companhia aérea por 'abandonar' o fornecimento de comida incluída no preço da passagem. “Estou farto de companhias aéreas roubando as pessoas. Eu propositadamente pegaria a refeição e a desperdiçaria apenas para mostrar minha reprovação”.
Como funciona o cancelamento de refeição a bordo?
Para cancelar o serviço de alimentação, os clientes da Japan Airlines precisam registrar sua opção com pelo menos 25 horas de antecedência do horário de partida do voo. Para isso, o passageiro deve acessar o site da aérea e selecionar a opção ‘Sem Refeição’.
Desperdício de alimentos a bordo
Uma pesquisa da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) revelou que 1,14 milhão de toneladas de alimentos foram desperdiçados em refeições a bordo em 2017. E que 20% de todos os resíduos de voos de passageiros vieram de alimentos e bebidas não consumidos.
Com base nisso, a Japan Airlines afirma que a opção de optar por não oferecer refeições a bordo faz parte de suas ambições de se tornar uma companhia aérea mais sustentável. “Para deixar um planeta próspero para a próxima geração, o Grupo JAL está comprometido em tornar cada voo sustentável e transformar as viagens aéreas em um valor do qual se orgulhar, visando atingir zero emissões de CO2 até 2050”, comunicou a empresa em dezembro do ano passado.