Rota 100% Carbono Neutro da Gol entre Congonhas e Bonito completa 1 ano
Doze meses após o lançamento da rota, foram neutralizadas mais de 2.700 toneladas de CO2 com a iniciativa
Na última sexta-feira (2), a Gol e a climatech Moss comemoraram um ano da segunda rota 100% Carbono Neutro do Brasil. O voo Congonhas-Bonito-Congonhas, inaugurado em 2 de dezembro de 2021, já nasceu sustentável, o que significa que a Gol e a Moss assumem a compensação total de carbono, sem nenhum custo adicional a quem escolhe a companhia aérea para voar.
Doze meses após o lançamento da rota, foram neutralizadas mais de 2.700 toneladas de CO2 com a iniciativa, em mais de 210 voos de ida e volta entre Congonhas e Bonito - o equivalente a 387.133 árvores preservadas por um ano.
Com a iniciativa da Gol e da Moss, ambas as empresas assumem o custo da compensação total de CO2 de todos os voos da rota Congonhas-Bonito-Congonhas, doando aos passageiros e à tripulação presentes nos trajetos o certificado da compensação individual de carbono. Como acréscimo, há um convite: se for do interesse do passageiro, ele pode comprar o MCO2 para neutralizar os demais trechos que compõem sua viagem.
“A vocação sustentável de Bonito torna ainda mais especial esse destino cuja beleza, por si só, já o consagraria. Para a Gol, é muito gratificante poder oferecer aos passageiros uma experiência de viagem empática com o meio ambiente. Há muito o que ser feito para mitigarmos os impactos da aviação comercial na natureza, mas a compensação de carbono é um dos caminhos nos quais devemos apostar”, afirma o diretor do Centro de Controle Operacional e Engenharia da Gol, Eduardo Calderon.
"É um projeto importante porque possibilita a mais pessoas uma maneira nova de se comprometer com o meio ambiente. Além de tudo, é uma experiência que também educa, porque as pessoas passam a pensar como suas atividades podem contribuir para compensar a emissão de carbono. E existe um mercado de créditos de carbono para isso, que é benéfico e vantajoso ao mesmo tempo", destaca o CEO da Moss, Luis Adaime.
A Gol hoje disponibiliza três voos semanais diretos de ida e volta para Bonito (BYO), a partir de São Paulo/Congonhas (CGH), sempre às quintas-feiras e aos domingos.
Iniciativa #MeuVooCompensa
Em 5 junho de 2021, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a Gol apresentou a iniciativa pioneira na América Latina de oferecer aos passageiros a possibilidade de, voluntariamente, compensarem o carbono emitido por suas viagens - a campanha #MeuVooCompensa. Desenvolvida em parceria com a Moss, a iniciativa busca o engajamento daqueles que utilizam a aviação comercial no Brasil a olharem de forma empática para o planeta.Também no ano passado, em setembro, nascia a primeira rota 100% Carbono Neutro do Brasil, operada pela Gol: Recife-Fernando de Noronha-Recife. Assim como Bonito, Fernando de Noronha (PE) é reconhecida mundialmente como um destino sustentável, legitimado por uma gestão ambiental que zela pela longevidade do lugar.
Empenhada em se tornar referência em aviação sustentável no Brasil, a Gol tem agido de forma contínua, há mais 12 anos, para mitigar o impacto dos voos nas mudanças climáticas. A compensação de carbono é, hoje, uma medida de mercado alternativa e intermediária, embora eficaz, em prol da preservação do espaço aéreo, do ambiente que circunda os aeroportos e da natureza, enquanto os biocombustíveis - a solução definitiva - não se tornam realidade.
Como é feita a compensação de carbono pela Gol
A compensação de carbono em voos nacionais e internacionais da Gol é realizada por meio do MCO2, primeiro token verde totalmente global registrado em blockchain, criado pela Moss. O valor gerado pela transação do token destina-se a neutralizar a emissão de CO2 a partir do apoio a projetos ambientais certificados com atuação na Amazônia.
Compensar a emissão de carbono em um trecho como Congonhas-Santos Dumont, por exemplo, sai R$ 2,77 (em média). Para chegar ao valor, basta o viajante usar a calculadora disponível no site da Gol (busque por “Sustentabilidade” e, em seguida, “Calcule sua Pegada”) e da Moss e adquirir o correspondente à sua compensação em MCO2 para neutralizar sua emissão individual de 0,03 t de CO2 na ponte aérea, com direito a certificado.
Responsabilidade compartilhada
Para a Gol, mitigar o impacto das viagens nas mudanças climáticas globais deve ser uma preocupação não só das companhias aéreas, mas de cada pessoa que utiliza o serviço. Enquanto não surge a solução definitiva para as emissões no setor, que são os combustíveis sustentáveis (SAF), a compensação de carbono é uma medida de grande urgência para um tema tão sensível.
O compromisso maior das companhias aéreas é alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050. Segundo a Associação Internacional das Empresas Aéreas (Iata), para atingir essa meta deve-se levar em conta quatro pilares: a utilização do SAF, a troca de tecnologia com aeronaves mais eficientes com menor consumo de combustível, a compensação ambiental e as melhorias no espaço aéreo. A maior parcela desse processo de descarbonização está atrelada à utilização do SAF, mas para que isso aconteça é necessário o estabelecimento de políticas públicas que permitam a ampliação do mercado, hoje praticamente inexistente.