Latam lidera mercados doméstico e internacional em outubro
A companhia lidera ranking tanto nos voos domésticos quanto nos internacionais
A Latam chega à alta temporada de verão (dezembro de 2022 a janeiro de 2023) como a companhia aérea líder dos mercados doméstico e internacional no Brasil, segundo os últimos dados consolidados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgados na sexta-feira (25). Em outubro de 2022, a empresa liderou o mercado nacional com 38,2% de participação e alcançou 18,3% de participação no mercado internacional. A companhia voa no Brasil atualmente para 54 aeroportos nacionais, o maior número de destinos da sua história no País, e já retomou 21 destinos internacionais.
Para Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, a eficiência operacional da empresa foi um importante propulsor para o crescimento, com a retomada sustentável de destinos domésticos e internacionais, e a criação de novos voos. “Temos uma conectividade incomparável no Brasil porque estamos constantemente desenvolvendo uma malha aérea completa e que possibilita rápidas conexões domésticas e internacionais. Esse investimento só é possível porque nos tornamos uma companhia muito mais eficiente durante a pandemia e após o processo de Capítulo 11”.
No mercado doméstico, a Latam Brasil já operou nos mesmos patamares de antes da pandemia de covid-19, com praticamente 100% da sua oferta de assentos retomada. A empresa também segue focando na recuperação da sua oferta internacional a partir do Brasil, já com 71% da sua oferta de assentos recuperada em outubro de 2022, na comparação com o mesmo mês de 2019.
Em outubro de 2022, a Latam operou 16.856 voos domésticos no Brasil, com uma taxa média de ocupação de 80,2% das aeronaves. Na operação entre Brasil e outros países, foram 1.440 voos, com uma taxa média de 88,6% de ocupação. Ao todo, a companhia transportou mais de 2,8 milhões de passageiros no mercado brasileiro em outubro.
MAIS DE 3 MIL VOOS EXTRAS NA ALTA TEMPORADA NO BRASIL
Na alta temporada de verão, a Latam vai operar 3.200 voos extras em suas rotas domésticas e internacionais no Brasil. Trata-se de um crescimento de cerca de 10% em relação aos meses de outubro e novembro de 2022, planejado para atender a demanda total prevista de sete milhões de passageiros na alta estação no País.
Os voos extras da companhia têm como foco principal as viagens com origem em São Paulo para diversas regiões do Brasil (cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, entre outras) e os voos internacionais foram planejados para atender a demanda de passageiros do Brasil com destino a Buenos Aires, Lima e Santiago.
A movimentação doméstica no mês de outubro foi de 7,19 milhões de passageiros pagos, um aumento de 21% em relação aos 5,94 milhões de passageiros transportados em outubro de 2021 e 85% da movimentação auferida no mesmo período em 2019, antes do início da pandemia de covid-19, que foi de 8,37 milhões de passageiros.
A demanda doméstica, medida em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), registrou uma variação positiva de 18,3% em relação a outubro do ano passado. A oferta, aferida por assentos-quilômetros ofertados (ASK), teve um aumento de 14,9% em comparação com o mesmo ano de 2021.
A movimentação internacional registrada no mês foi de 1,42 milhão de passageiros, 174% a mais que os 518,5 mil passageiros movimentados em outubro de 2021. A movimentação corresponde a 75% da observada em outubro de 2019, antes do início do período pandêmico.
A movimentação de carga doméstica, por sua vez, foi de 36,6 mil toneladas, em um aumento de 7,6% em comparação com as 34,05 mil toneladas de carga registradas em outubro de 2021. Na movimentação de cargas internacionais, foram contabilizadas 82,1 mil toneladas, um recuo de 6,4% em relação ao mesmo mês em 2021, quando foram registradas 87,7 mil toneladas.
Para Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, a eficiência operacional da empresa foi um importante propulsor para o crescimento, com a retomada sustentável de destinos domésticos e internacionais, e a criação de novos voos. “Temos uma conectividade incomparável no Brasil porque estamos constantemente desenvolvendo uma malha aérea completa e que possibilita rápidas conexões domésticas e internacionais. Esse investimento só é possível porque nos tornamos uma companhia muito mais eficiente durante a pandemia e após o processo de Capítulo 11”.
No mercado doméstico, a Latam Brasil já operou nos mesmos patamares de antes da pandemia de covid-19, com praticamente 100% da sua oferta de assentos retomada. A empresa também segue focando na recuperação da sua oferta internacional a partir do Brasil, já com 71% da sua oferta de assentos recuperada em outubro de 2022, na comparação com o mesmo mês de 2019.
Em outubro de 2022, a Latam operou 16.856 voos domésticos no Brasil, com uma taxa média de ocupação de 80,2% das aeronaves. Na operação entre Brasil e outros países, foram 1.440 voos, com uma taxa média de 88,6% de ocupação. Ao todo, a companhia transportou mais de 2,8 milhões de passageiros no mercado brasileiro em outubro.
MAIS DE 3 MIL VOOS EXTRAS NA ALTA TEMPORADA NO BRASIL
Na alta temporada de verão, a Latam vai operar 3.200 voos extras em suas rotas domésticas e internacionais no Brasil. Trata-se de um crescimento de cerca de 10% em relação aos meses de outubro e novembro de 2022, planejado para atender a demanda total prevista de sete milhões de passageiros na alta estação no País.Os voos extras da companhia têm como foco principal as viagens com origem em São Paulo para diversas regiões do Brasil (cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, entre outras) e os voos internacionais foram planejados para atender a demanda de passageiros do Brasil com destino a Buenos Aires, Lima e Santiago.
Movimentação total de passageiros domésticos em 2022 já supera total movimentado no ano de 2021
Na última sexta-feira (25), a Anac também divulgou a atualização do Relatório de Demanda e Oferta, disponibilizando os dados do mês de outubro. O grande destaque é a movimentação total de passageiros domésticos entre janeiro e outubro de 2022, de 65,7 milhões, que já supera o registro de passageiros pagos em todo o ano de 2021, de 59,5 milhões.A movimentação doméstica no mês de outubro foi de 7,19 milhões de passageiros pagos, um aumento de 21% em relação aos 5,94 milhões de passageiros transportados em outubro de 2021 e 85% da movimentação auferida no mesmo período em 2019, antes do início da pandemia de covid-19, que foi de 8,37 milhões de passageiros.
A demanda doméstica, medida em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), registrou uma variação positiva de 18,3% em relação a outubro do ano passado. A oferta, aferida por assentos-quilômetros ofertados (ASK), teve um aumento de 14,9% em comparação com o mesmo ano de 2021.
A movimentação internacional registrada no mês foi de 1,42 milhão de passageiros, 174% a mais que os 518,5 mil passageiros movimentados em outubro de 2021. A movimentação corresponde a 75% da observada em outubro de 2019, antes do início do período pandêmico.
A movimentação de carga doméstica, por sua vez, foi de 36,6 mil toneladas, em um aumento de 7,6% em comparação com as 34,05 mil toneladas de carga registradas em outubro de 2021. Na movimentação de cargas internacionais, foram contabilizadas 82,1 mil toneladas, um recuo de 6,4% em relação ao mesmo mês em 2021, quando foram registradas 87,7 mil toneladas.