Beatrice Teizen   |   29/09/2022 12:47
Atualizada em 29/09/2022 12:51

Gol terá 760 voos diários e 60 novas rotas na alta temporada

Nesse período, a companhia atinge sua maior capacidade desde janeiro de 2020

A Gol acaba de anunciar os números e as novidades para a alta temporada, que tem seu período mais movimentado entre os dias 15 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023. Nesse período, a companhia atinge sua maior capacidade desde janeiro de 2020, operando uma média de 760 decolagens por dia, com a inclusão de 60 novas rotas. No total, são 85 bases da Gol, 250 rotas e mais de 8 milhões de assentos oferecidos.

Divulgação
Nesse período, a Gol atinge sua maior capacidade desde janeiro de 2020
Nesse período, a Gol atinge sua maior capacidade desde janeiro de 2020
Entre dezembro e janeiro, a malha aérea da empresa cresce 5% em operações em comparação com a última temporada de verão (janeiro de 2022). A média de 760 decolagens/dia representa um acréscimo de capacidade na ordem de 30% em um paralelo com a oferta do próximo mês de outubro de 2022.

Como é de se esperar, o Nordeste brasileiro se torna o centro das atenções. A malha aérea na região cresce 34% em comparação com outubro/22. Já no Sul do País, o verão amplia em 50% a capacidade em relação a outubro/22. Nos estados do Norte, a aérea incrementa em 33% suas decolagens (janeiro/23 x outubro/22). Para o Sudeste, a Gol planejou um crescimento de 26% da sua oferta (janeiro/23 x outubro/22). Por fim, no Centro Oeste, há um aumento de oferta de 16% (janeiro/23 x outubro/22).

“Com a malha aérea desta alta temporada de verão, a companhia se aproxima da oferta regular de voos da pré-pandemia, em que operava a média de 800 decolagens diárias. A empresa planejou uma malha completa e abrangente para a estação, que supre tanto a demanda acentuada por viagens de lazer — praias, campos e cidades — quanto às necessidades de clientes que, nessa época do ano, se deslocam também para visitar parentes e amigos, dentro e fora de suas próprias regiões”, afirma o gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da companhia, Bruno Balan,

Destaques por região

  • Nordeste: bases como Ilhéus, Natal, Salvador e Porto Seguro apresentam crescimento de ofertas, respectivamente de 59%, 59%, 55% e 54%, sempre em comparação com outubro/22. Dentre as novas rotas da Gol para o verão, destacam-se: Ilhéus-RIOgaleão, Porto Seguro-Uberlândia, Fortaleza-Porto Alegre, Maceió-Foz do Iguaçu, Salvador-Montevidéu, Salvador-Porto Alegre, entre outras. Além disso, a Companhia contará com 3 novos destinos na região até o verão: Teixeira de Freitas, Lençóis/Chapada Diamantina e Paulo Afonso, todas em regiões de alto apelo turístico na Bahia.

  • Sul: Foz do Iguaçu (+133%), Florianópolis (+80%), Porto Alegre (+51%) e Navegantes (+45%) encabeçam as cidades que receberam maior acréscimo de voos, pela Gol, e novas rotas chegam para suprir a demanda da região: Foz do Iguaçu-Salvador, Florianópolis-Belo Horizonte, Maringá-Salvador, Porto Alegre-Cuiabá, Curitiba-Maceió, Foz do Iguaçu-Recife, Londrina-Cuiabá, entre outras. Até o verão, a companhia contará com dois novos destinos na região, Santa Maria e Santo Ângelo, ambos no interior gaúcho.

  • Norte: Porto Velho (+69%), Palmas (+4%) e Rio Branco (+47%) são as localidades que mais se expandem na alta temporada de 2023, e a região ganha novas rotas sobretudo em comunicação com o Sudeste, como Porto Velho-Guarulhos, Palmas-RIOgaleão, Rio Branco-Guarulhos e Belém-RIOgaleão, além de Palmas-Goiânia - sem contar a internacional Manaus-Miami, a partir de 17 de dezembro, com operação às quartas e aos sábados.

  • Sudeste: Uberlândia (+63%), o RIOgaleão (+57%), Campinas (+56%) e Belo Horizonte (+30%) lideram as bases com a maior ampliação para o próximo verão. Entre as rotas recém-criadas pela Gol para o período estão: Uberlândia-Salvador, RIOgaleão-Porto Seguro, RIOgaleão-Goiânia, Belo Horizonte-João Pessoa, Congonhas-Ilhéus, Congonhas-Jericoacoara, entre outras.

  • Centro-Oeste: Cuiabá (+60%), Campo Grande (+56%), Goiânia (+42%) e Sinop (+27%) respondem pela maior expansão de voos. As rotas sazonais contemplam demandas internas e para outras regiões, sobretudo Nordeste e Sul: Brasília-Ilhéus, Cuiabá-Curitiba, Cuiabá-Navegantes, Cuiabá-Fortaleza, Sinop-Cuiabá, Campo Grande-Florianópolis, Campo Grande-RIOgaleão, Goiânia-Fortaleza, entre outras.

Mais voos internacionais na alta temporada

Em novembro de 2021, a aérea iniciou progressivamente a retomada de seus voos internacionais, atingindo em maio deste ano a marca de 72% de seus destinos no Exterior recuperados. Na alta temporada de verão 2022/2023, a companhia eleva em 50% a oferta de voos, em comparação com outubro/22, e surpreendentes 325% frente a janeiro deste ano.

Os destaques são a inclusão de novos mercados que vão se comunicar com a América do Sul e os Estados Unidos, como as rotas Maceió-Buenos Aires, Natal-Buenos Aires, Recife-Buenos Aires, Salvador-Buenos Aires, João Pessoa-Buenos Aires, Florianópolis-Córdoba, Fortaleza-Miami, Manaus-Miami, RIOgaleão-Montevidéu e Salvador-Montevidéu. Além destes, a empresa atinge oferta de voos diários para Mendoza, na Argentina, e amplia para seis os voos semanais a Punta Cana, no Caribe, ambas com saídas desde São Paulo (GRU). Todas elas com início de operações em dezembro deste ano e janeiro de 2023.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados