Victor Fernandes   |   22/08/2022 13:01
Atualizada em 22/08/2022 13:15

EUA querem que aéreas ajudem passageiros retidos

Nível de interrupção que os viajantes enfrentaram neste verão foi considerado como inaceitável

Hernán Piñera/Flickr
Nível de interrupção que os viajantes enfrentaram neste verão foi considerado como inaceitável
Nível de interrupção que os viajantes enfrentaram neste verão foi considerado como inaceitável
O secretário de Transportes dos Estados Unidos, Pete Buttigieg, pediu às dez maiores companhias aéreas dos EUA que façam mais para ajudar os passageiros retidos e atrasados, chamando o nível de interrupção que os viajantes enfrentaram neste verão no Hemisfério Norte como "inaceitável". As informações são da Reuters.

Buttigieg, que enfrentou pressão de legisladores dos EUA que querem que as companhias aéreas ofereçam melhores serviços ou enfrentem multas pesadas, entrou em conflito com as principais companhias aéreas dos EUA sobre quem é o culpado por dezenas de milhares de atrasos e cancelamentos de voos neste verão.

Em cartas aos principais executivos de companhias aéreas regionais e de baixo custo divulgadas na sexta-feira (19), Buttigieg disse que seu departamento (USDOT) está “contemplando opções” para escrever novas regras “que expandiriam ainda mais os direitos dos passageiros das companhias aéreas”.

Ele pediu às transportadoras que garantam serviços adequados aos passageiros que enfrentam atrasos e cancelamentos, pedindo-lhes “no mínimo” que forneçam vales-refeição para atrasos de três horas ou mais e hospedagem para aqueles que devem esperar durante a noite devido a interrupções sob controle da transportadora.

“Independentemente da causa dos atrasos ou cancelamentos, o Departamento espera que as companhias aéreas forneçam atendimento ao cliente oportuno e ágil durante e após períodos de interrupção de voos”, escreveu Buttigieg.

A maioria das aéreas dos EUA fornece refeições ou quartos de hotel se cancelarem ou atrasarem voos se forem culpadas por interrupções, mas não são legalmente obrigadas a fazê-lo. Os passageiros muitas vezes não estão cientes das políticas das empresas.

O grupo comercial Airlines for America disse que as transportadoras trabalharão com o departamento para fornecer transparência aos viajantes. "As companhias aéreas querem que os viajantes tenham uma experiência de viagem segura, perfeita e positiva e estão trabalhando para atingir esse objetivo todos os dias", afirmou em comunicado.

Em sua carta, Buttigieg disse apreciar as medidas que as companhias aéreas tomaram para melhorar o serviço, mas que o nível de interrupção que os viajantes dos EUA enfrentaram neste verão é "inaceitável". Ele disse que nos primeiros seis meses, cerca de 24% dos voos domésticos das companhias dos EUA sofreram atrasos e 3,2% foram cancelados. As reclamações de passageiros de aéreas ao USDOT aumentaram este ano.

O USDOT planeja criar até 2 de setembro um "painel interativo" para que os passageiros comparem serviços ou comodidades que cada uma das grandes companhias aéreas dos EUA oferece quando o cancelamento ou atraso se deve a circunstâncias sob o controle da própria empresa.

Buttigieg se reuniu virtualmente com CEOs de companhias aéreas antes do movimentado fim de semana de viagens de 4 de julho para pressioná-los a ter um desempenho melhor, definir horários mais realistas e disse que o setor aéreo é o grande responsável pelos problemas de viagem.

As aéreas dizem que reduziram voluntariamente os voos para melhorar o serviço, aumentaram as contratações e argumentam que a equipe inadequada de controle de tráfego aéreo afeta rotineiramente os voos.

O grupo comercial de companhias aéreas citou dados dizendo que 63% dos cancelamentos nos primeiros cinco meses de 2022 foram causados por problemas climáticos ou do espaço aéreo nacional.

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