Filip Calixto   |   11/07/2022 10:18
Atualizada em 11/07/2022 10:21

Latam evolui em estratégia sustentável com novo A320neo

Com mais duas entregas, companhia segue apostando no potencial de seu projeto de sustentabilidade

Compromisso firmado publicamente em maio do ano passado, a Estratégia de Sustentabilidade do grupo Latam terá esta semana mais alguns passos de evolução, tanto no âmbito do combate às mudanças climáticas como no fomento à economia circular. A companhia acaba de receber na frota brasileira do seu sétimo Airbus 320neo, o qual emite menos CO2 e 50% menos óxido de nitrogênio. Também nesta semana a empresa amplia de dois para quatro o número de rotas internacionais que oferecem aos passageiros os Eco Kits de viagem feitos com materiais mais sustentáveis.

Divulgação
A sétima aeronave Airbus A320neo (matrícula PR-XBI) da Latam Brasil já está no hangar da companhia localizado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP)
A sétima aeronave Airbus A320neo (matrícula PR-XBI) da Latam Brasil já está no hangar da companhia localizado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP)
As duas novidades são tratadas pela direção da corporação como entregas que marcam a evolução do plano sustentável da empresa. É assim que avalia a diretora de Relações Institucionais e Regulatório da Latam Brasil, Gislaine Rossetti, que é a a responsável pela área de Sustentabilidade. "Temos um longo caminho para atingirmos nossos objetivos dentro de uma ousada, porém necessária, estratégia para uma atuação mais sustentável em nosso setor. No entanto, estamos gradativamente e estruturalmente incorporando a sustentabilidade em todas as frentes definidas para nosso negócio, fazendo com que cada vez mais os projetos saiam do papel e aconteçam", pondera a executiva.

As duas iniciativas estão totalmente conectadas entre si e com o plano maior da empresa para o assunto. Dentro do pilar de Mudanças Climáticas, o grupo Latam busca reduzir e neutralizar 50% das suas emissões domésticas até 2030 e ser uma companhia carbono neutro até 2050. Já no pilar de Economia Circular, a companhia aérea quer ser um grupo zero resíduo para aterros sanitários até 2027 e, para isso, comprometeu-se a eliminar todos os plásticos de uso único até 2023.

EFICIÊNCIA DO A320NEO
A sétima aeronave A320neo (matrícula PR-XBI) da Latam Brasil já está no hangar da companhia localizado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). A previsão é de que o avião comece a voar em agosto, em um momento de retomada do setor aéreo e de crescente busca por viagens no Brasil.

O A320neo é um modelo equipado com motores mais eficientes, melhorias aerodinâmicas e tecnologias que revelam um consumo de combustível 20% menor, com menos emissão de CO2, redução de 50% nas emissões de óxido de nitrogênio e de 50% na poluição sonora. A aeronave também é equipada com um software que reduz em mais de 60 mil toneladas a emissão anual de C02 ao otimizar a sua trajetória de pouso.

A nova aeronave da Latam Brasil é uma das 70 unidades da família A320neo encomendadas pelo grupo Latam à fabricante para modernização e aumento de eficiência da sua frota.

ECO KITS DE VIAGEM
Desde fevereiro, os passageiros das rotas Guarulhos–Miami e Santiago–Madri já experimentam os itens do Eco Kit Latam em suas viagens. Agora, a partir deste mês, os passageiros das rotas Guarulhos-Madri e Santiago-Miami que viajam na cabine Premium Business também já contam a bordo com os novos Eco Kits de Viagem.

Os kits incorporam materiais mais sustentáveis, como escovas de bambu com tampa de cana-de-açúcar e embalagens em papel kraft para reduzir ao máximo o uso de materiais plásticos. Além disso, a arte de artistas sul-americanos foi incorporada ao design, incluindo a obra do brasileiro Hamilton Aguiar. Na classe Economy, os mexedores de plástico para café foram substituídos por mexedores de bambu.

Divulgação
A previsão é de que até outubro deste ano todas as rotas internacionais operadas pela Latam Brasil tenham os novos Eco Kits de Viagem
A previsão é de que até outubro deste ano todas as rotas internacionais operadas pela Latam Brasil tenham os novos Eco Kits de Viagem
A previsão é de que até outubro deste ano todas as rotas internacionais operadas pela Latam Brasil tenham os novos Eco Kits de Viagem. Desde 1º de junho, todos os voos internacionais da Latam também já contam com bolsas reutilizáveis para guardar os itens da classe Premium Business.

TUDO É SUSTENTABILIDADE

À frente da Estratégia de Sustentabilidade do grupo Latam, a diretora de Relações Institucionais e Regulatório da Latam Brasil, Gislaine Rossetti, faz questão de sublinhar que as ações atreladas ao tema vão muito além do necessário compromisso com o meio ambiente. Na definição da executiva, sustentabilidade é "business", é parte crucial do mercado e fator central para a sobrevivência de uma empresa no cenário atual.

Divulgação
Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da Latam Brasil
Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da Latam Brasil
Por pensar assim, Gislaine colabora para que a companhia aérea amplie o seu compromisso com o assunto para além das ações tradicionais. Mais que trabalhar para compensar a emissão de carbono e no sentido de impactar cada vez menos o meio ambiente, a tática sustentável da Latam compreende: desenvolver comunidades dos locais onde a empresa atua, ativar a economia circular, incentivar a reciclagem, extinguir a utilização de plástico, diversificar a mão de obra, adicionar parcerias, contribuir com a sociedade e manter a saúde financeira da empresa, entre outros pontos.

"Investir em sustentabilidade é investir em uma mudança de cultura, numa jornada sem fim que atravessa todos as atividades e todo o alcance da companhia", considera Gislaine antes de lembrar alguns dos compromissos estabelecidos pela companhia aérea. "Gostaria de lembrar também de como a Latam foi ousada no lançamento de sua Estratégia de Sustentabilidade, principalmente se considerarmos o momento que a empresa vivia: estávamos em meio às incertezas geradas pela pandemia, sem perspectiva de retorno aos padrões que tínhamos antes e já iniciando o processo de Chapter 11. Isso mostra como a empresa busca ser responsável com sus compromissos e metas", acrescenta.
Gislaine enumera ainda algumas ações abarcadas no projeto de sustentabilidade e que já têm começado a mostrar resultados.

Energia elétrica para viabilizar operações em solo: Desde 28 de junho deste ano, a operação de Ground Handling de pelo menos 50% dos voos da Latam em Belo Horizonte (o equivalente a dez voos diários atualmente) passou a ser realizada por equipamentos movidos a energia elétrica em vez de diesel. A iniciativa permite à companhia aérea deixar de emitir 114 toneladas de CO2 nos próximos 12 meses no aeroporto mineiro. Esse volume corresponde ao consumo equivalente de CO2 dos equipamentos movidos a diesel usados para atender a sua operação atual. Foram investidos mais de R$30 milhões no projeto-piloto desenvolvido em parceria com Real Aviation e BH Airport.

Colaboração ativa no desenvolvimento do SAF (Sustainable Aviation Fuel): No primeiro semestre de 2022, a Latam anunciou que buscará utilizar 5% de combustível sustentável até 2030, privilegiando a produção da América do Sul. No Brasil, está participando ativamente das discussões que envolvem a criação de uma política pública em relação aos combustíveis sustentáveis de aviação. Além disso, está buscando parceiros na área, já que o SAF é fundamental para cumprir as suas metas no pilar de Mudanças Climáticas.

Já compensa emissões: Desde meados de março de 2022, em todas as sextas-feiras, o grupo Latam compensa as emissões geradas em nove rotas emblemáticas de sua operação. No Brasil, fazem parte as rotas de passageiros da Ponte Aérea Rio de Janeiro/Santos Dumont-São Paulo/Congonhas e de cargas Brasília-Belém. As rotas selecionadas representam as mais emblemáticas da companhia ou que partem de regiões estratégicas, como Brasília (um dos principais hubs da empresa) e Belém (importante por seu ecossistema).

Upcycling de uniformes usados: em janeiro de 2022, a Latam deu início ao seu primeiro projeto de upcycling (reutilização criativa) de uniformes usados, por meio da parceria com a Revoada, consultoria sediada em Porto Alegre (RS). A iniciativa, que começa com o reaproveitamento de 10 toneladas de uniformes usados, também está desempenhando papel importante para o empoderamento feminino, gerando renda para mulheres do interior do Rio Grande do Sul em situação de vulnerabilidade social. Neste momento, já estão sendo desenvolvidos brindes (bolsas shoulder bags) com os uniformes usados.

Recicla Sua Viagem: em breve, após a recente retomada do serviço de bordo, o programa de reciclagem a bordo será implementado nos voos domésticos da Latam Brasil.

Novas parcerias sociais ao programa Avião Solidário no Brasil: em 2022, todas as ONGs já apoiadas pela Latam no Brasil (Amigos do Bem, Gastromotiva, Gerando Falcões, entre outras) estão sendo incorporadas ao programa Avião Solidário, que coloca toda a infraestrutura e conectividade da companhia à disposição da sociedade em situações humanitárias de Saúde, Desastres Naturais e Preservação Ambiental. Assim, as ONGs recebem doação de passagens aéreas e acesso gratuito ao transporte de carga para que possam cumprir as suas missões no Brasil. Mais recentemente, neste mês de julho de 2022, o programa fez a Latam superar a marca de 250 milhões de vacinas contra a covid-19 transportadas de graça no Brasil, o equivalente a 65% de todos os embarques no País.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados