Filip Calixto   |   13/06/2022 18:33

Azul retoma ações de reciclagem de resíduos gerados a bordo

O projeto ReciclAzul voltou a ser desenvolvido com o retorno do serviço de bordo na companhia aérea

Com a retomada do serviço de bordo na Azul, que conta com distribuição gratuita de lanches e bebidas à vontade aos passageiros, a companhia retoma, também, seus projetos internos de reciclagem e compensação dos resíduos.

Divulgação
A Azul voltou a oferecer serviço de bordo ainda no mês de maio
A Azul voltou a oferecer serviço de bordo ainda no mês de maio
Um destes projetos é o ReciclAzul, programa de reciclagem dos resíduos gerados a bordo dos voos domésticos, que voltou a ser realizado no começo desta semana. Por meio dessa iniciativa, desde 2014, a aérea coleta separadamente os itens recicláveis descartados a bordo dos seus voos, dando o destino correto depois, em solo. Os materiais são destinados a cooperativas de reciclagem próximas de cada aeroporto, que ficam responsáveis pela separação e beneficiamento destes materiais.

Nesta primeira etapa, o ReciclAzul volta a acontecer no aeroporto de Viracopos, em Campinas, principal centro de operações da companhia do Brasil, que recebe uma média de 150 voos por dia. Depois, expande para os voos com destino aos aeroportos de Guarulhos (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), onde já existem programas internos de reciclagem. A estimativa para 2022 é que 2,3 toneladas de latinhas de alumínio sejam recolhidas nos voos com destino a essas bases e destinadas corretamente às cooperativas parceiras.

Até o fim do ano, a expectativa é que o ReciclAzul esteja ativo nas principais bases de operação da Azul – Belém (PA), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), além dos aeroportos de Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP) – até ser expandido para todas as cidades onde a companhia opera.

Além do descarte correto dos resíduos gerados a bordo, a Azul também faz a compensação ambiental de 100% das embalagens de lanches por meio da parceria com o selo Eureciclo. Com isso, a companhia garante que a mesma quantidade de embalagens de material plástico dos lanches distribuídos a bordo será reciclada por cooperativas parceiras em cada estado que a empresa opera, por meio da logística reversa.

Desde o início da parceria, em 2021, a Azul já fez a compensação de 103 toneladas de material reciclado para 23 cooperativas em todo o País. A distribuição da quantidade de resíduos para cada uma das operadoras de cada região do Brasil é equivalente ao número de assentos ofertados pela aérea para cada localidade no ano passado. Para este ano, a estimativa é compensar 225 toneladas de embalagens plásticas pós consumo.

“O compromisso com o descarte correto dos resíduos gerados a bordo sempre foi uma preocupação na Azul, que desde 2014 faz a separação e destinação correta dos recicláveis por meio do programa ReciclAzul. Com a volta do serviço de bordo, também retomamos esse projeto, agora ainda mais completo, dois anos depois, com a adoção do selo ‘eureciclo’ nas embalagens. Assim, nossos clientes podem consumir seu lanche de bordo à vontade, tendo a certeza de que estamos cuidando também do descarte correto desses itens”, explica o vice presidente de Pessoas e Clientes da companhia, Jason Ward.

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