Resultados da Air France-KLM no 4T21 superam 2019
Os 176 milhões de euros alcançados no período superou mesmos meses do pré-pandemia
O último trimestre de 2021 marcou um “ponto de virada” para a Air France-KLM, apesar do impacto da ômicron. O presidente-executivo, Benjamin Smith, disse: “Pela primeira vez desde o início da pandemia, o grupo apresentou resultados melhores do que pré-covid, com um resultado operacional positivo". Um resultado operacional de 176 milhões de euros foi alcançado no quarto trimestre de 2021, superando os três meses equivalentes de 2019.
“Embora o final do trimestre tenha visto o retorno das restrições de viagem junto com a nova variante, o desempenho geral reflete tanto a demanda reprimida por viagens quanto o resultado de nossos esforços de transformação. A crise ainda não acabou, mas isso nos deixa otimistas para o futuro, pois aceleramos esses esforços para melhorar nosso desempenho tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. Os investimentos na renovação da frota em todas as companhias aéreas do grupo – incluindo o pedido conjunto de 100 aeronaves da família Airbus 320neo com direitos de aquisição para mais 60 aeronaves – incorporam esse objetivo e enfatizam nossa dedicação em preparar o futuro hoje”, afirmou Smith.
Os comentários vieram quando o grupo de companhias aéreas europeias relatou um aumento de 31% no transporte anual de passageiros para 44,6 milhões no ano passado em relação a 2020. Mas isso representou cerca de 60% da capacidade pré-pandemia de 2019, com o primeiro semestre de 2021 mais impactado por restrições de viagens. As rotas de curta e média distância para África, Caribe e Oceano Índico foram as que tiveram melhor desempenho.
“Embora o final do trimestre tenha visto o retorno das restrições de viagem junto com a nova variante, o desempenho geral reflete tanto a demanda reprimida por viagens quanto o resultado de nossos esforços de transformação. A crise ainda não acabou, mas isso nos deixa otimistas para o futuro, pois aceleramos esses esforços para melhorar nosso desempenho tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. Os investimentos na renovação da frota em todas as companhias aéreas do grupo – incluindo o pedido conjunto de 100 aeronaves da família Airbus 320neo com direitos de aquisição para mais 60 aeronaves – incorporam esse objetivo e enfatizam nossa dedicação em preparar o futuro hoje”, afirmou Smith.
Os comentários vieram quando o grupo de companhias aéreas europeias relatou um aumento de 31% no transporte anual de passageiros para 44,6 milhões no ano passado em relação a 2020. Mas isso representou cerca de 60% da capacidade pré-pandemia de 2019, com o primeiro semestre de 2021 mais impactado por restrições de viagens. As rotas de curta e média distância para África, Caribe e Oceano Índico foram as que tiveram melhor desempenho.