Gol alcança receita líquida de R$ 975 milhões no 3T20
Números da Gol foram divulgados num relatório trimestral divulgado hoje (4)
Em mais um período convivendo com os impactos da pandemia do novo coronavírus, a Gol Linhas Aéreas divulgou hoje (4) alguns resultados obtidos no terceiro trimestre do ano. Entre julho e setembro, a companhia alcançou receita líquida de R$ 975 milhões, queda de 74% em relação ao mesmo período no ano passado. O resultado, porém, é 172% superior ao verificado no trimestre imediatamente anterior. A receita mensal iniciou com R$ 240 milhões em julho e terminou com R$ 465 milhões em setembro, representando um crescimento de 94% dentro do do trimestre.
A empresa faz questão de ressaltar que todas as informações são apresentadas em Reais (R$), de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS) e também com métricas ajustadas e estão disponibilizadas para possibilitar a comparabilidade nesse trimestre de queda abrupta na demanda com o mesmo período do ano anterior. Segundo informa a companhia, esses indicadores ajustados excluem os gastos relacionados ao percentual da frota não operacional que a Gol manteve em solo nesse período.
Durante o período analisado, o número de Passageiro-Quilômetro Transportado Pago (RPK) diminuiu 72% comparativamente ao terceiro trimestre do ano passado, totalizando 3,2 bilhões de RPKs. Entretanto, o RPK foi 63% maior no final do trimestre na comparação com o começo dele. No quesito Assento Quilômetro Ofertado (ASK), a empresa reduziu 70% em relação ao 3T19, entretanto cresceu 59% dentro do trimestre.
Ao longo desses três meses a Gol transportou 2,6 milhões de viajantes, o que significa diminuição de 73% na comparação com época idêntica em 2019. Entretanto, houve alta de mais de 300% na comparação com o 2T20. Durante o feriado de Independência, a companhia aérea recebeu 55 mil passageiros em um único dia, o que representa 55% do registrado no mesmo período de 2019.
Para o diretor presidente da empresa, Paulo Kakinoff, os resultados do trimestre podem ser considerados promissores e refletem o retorno dos passageiros aos céus no Brasil. "O número de clientes voando conosco no terceiro trimestre triplicou em comparação com o segundo deste ano, o que é uma recuperação notável considerando o ambiente desafiador de mercado. A Gol prontamente atendeu essa demanda por meio de seu modelo de gestão de frota altamente flexível, ao mesmo tempo em que manteve taxas de ocupação de aproximadamente 80%”, afirma o executivo. “Isso comprova a sustentabilidade do modelo Gol de baixo custo com frota de um único tipo de aeronave, aliado aos esforços de nossa equipe de gestão, desde o início da crise, em preservar o caixa e proteger nosso balanço patrimonial. Acreditamos que acCompanhia está agora em uma posição de mercado vantajosa, à medida em que a demanda por viagens deve se acelerar continuamente em 2020 e 2021”, completa.
O relatório trimestral ainda mostra que a Gol encerrou o período com R$ 2,2 bilhões em liquidez.
O material ainda destaca a estratégia de momento, que reequilibrou o cronograma de amortização de dívidas, focou na manutenção dos empregos e fortaleceu a relação comercial com seus principais parceiros de negócios. Os mercados de crédito reconheceram a força e a qualidade dessa execução, aumentando os preços da dívida não garantida de longo prazo da Gol no mercado secundário em mais de 35% desde o início do 3T20.
Kakinoff acrescentou: "Temos sido diligentes com a gestão das operações e da saúde financeira da GOL durante esta crise, e agradecemos aos nossos stakeholders pelo comprometimento e pelo apoio contínuo”.
A Gol ainda informa que a Receita Líquida por Assento Quilômetro Ofertado (RASK) foi de 24,42 centavos (R$), redução de 12% em relação ao 3T19. A Receita de Passageiros Líquida por Assento Quilômetro Ofertado (PRASK) chegou a 22,02 centavos (R$), queda de 16% em relação ao 3T19. Já o EBITDA ajustado e o EBIT ajustado foram de R$ 284 milhões e R$ 114 milhões, respectivamente, e refletem o resultado do gerenciamento racional e responsável da oferta em relação à demanda.
A empresa faz questão de ressaltar que todas as informações são apresentadas em Reais (R$), de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS) e também com métricas ajustadas e estão disponibilizadas para possibilitar a comparabilidade nesse trimestre de queda abrupta na demanda com o mesmo período do ano anterior. Segundo informa a companhia, esses indicadores ajustados excluem os gastos relacionados ao percentual da frota não operacional que a Gol manteve em solo nesse período.
Durante o período analisado, o número de Passageiro-Quilômetro Transportado Pago (RPK) diminuiu 72% comparativamente ao terceiro trimestre do ano passado, totalizando 3,2 bilhões de RPKs. Entretanto, o RPK foi 63% maior no final do trimestre na comparação com o começo dele. No quesito Assento Quilômetro Ofertado (ASK), a empresa reduziu 70% em relação ao 3T19, entretanto cresceu 59% dentro do trimestre.
Ao longo desses três meses a Gol transportou 2,6 milhões de viajantes, o que significa diminuição de 73% na comparação com época idêntica em 2019. Entretanto, houve alta de mais de 300% na comparação com o 2T20. Durante o feriado de Independência, a companhia aérea recebeu 55 mil passageiros em um único dia, o que representa 55% do registrado no mesmo período de 2019.
Para o diretor presidente da empresa, Paulo Kakinoff, os resultados do trimestre podem ser considerados promissores e refletem o retorno dos passageiros aos céus no Brasil. "O número de clientes voando conosco no terceiro trimestre triplicou em comparação com o segundo deste ano, o que é uma recuperação notável considerando o ambiente desafiador de mercado. A Gol prontamente atendeu essa demanda por meio de seu modelo de gestão de frota altamente flexível, ao mesmo tempo em que manteve taxas de ocupação de aproximadamente 80%”, afirma o executivo. “Isso comprova a sustentabilidade do modelo Gol de baixo custo com frota de um único tipo de aeronave, aliado aos esforços de nossa equipe de gestão, desde o início da crise, em preservar o caixa e proteger nosso balanço patrimonial. Acreditamos que acCompanhia está agora em uma posição de mercado vantajosa, à medida em que a demanda por viagens deve se acelerar continuamente em 2020 e 2021”, completa.
O relatório trimestral ainda mostra que a Gol encerrou o período com R$ 2,2 bilhões em liquidez.
O material ainda destaca a estratégia de momento, que reequilibrou o cronograma de amortização de dívidas, focou na manutenção dos empregos e fortaleceu a relação comercial com seus principais parceiros de negócios. Os mercados de crédito reconheceram a força e a qualidade dessa execução, aumentando os preços da dívida não garantida de longo prazo da Gol no mercado secundário em mais de 35% desde o início do 3T20.
Kakinoff acrescentou: "Temos sido diligentes com a gestão das operações e da saúde financeira da GOL durante esta crise, e agradecemos aos nossos stakeholders pelo comprometimento e pelo apoio contínuo”.
A Gol ainda informa que a Receita Líquida por Assento Quilômetro Ofertado (RASK) foi de 24,42 centavos (R$), redução de 12% em relação ao 3T19. A Receita de Passageiros Líquida por Assento Quilômetro Ofertado (PRASK) chegou a 22,02 centavos (R$), queda de 16% em relação ao 3T19. Já o EBITDA ajustado e o EBIT ajustado foram de R$ 284 milhões e R$ 114 milhões, respectivamente, e refletem o resultado do gerenciamento racional e responsável da oferta em relação à demanda.