Air France-KLM publica relatório de sustentabilidade 2019
Companhias aéreas apareceram entre as três primeiras no Índice de Sustentabilidade Dow Jones.
Pelo 15º ano consecutivo, a Air France-KLM garantiu um lugar entre os três primeiros da categoria "Companhias aéreas" do Índice de Sustentabilidade Dow Jones (sigla em inglês DJSI) em setembro de 2019. Explicando as ações que garantiram o reconhecimento, as empresas divulgaram seu Relatório de Sustentabilidade de 2019.
Entre outras ações em andamento, o resultado aparece como fruto da adoção de metas para reduzir a emissão de carbono até 2030. Nesse sentido, as companhias conseguiram alguns objetivos significativos como: redução de 50% nas emissões de CO2 por passageiro/km em relação com os níveis de 2005, redução de também 50% sobre 2011 no uso de materiais que geram lixo não-reciclável e emissão zero nas operações de solo.
"Gostaria de agradecer aos 83 mil funcionários do Grupo Air France-KLM", disse o CEO, Benjamin Smith. "Por meio de suas gestões ambiental e social, fomos capazes de atingir nossas metas ambientais de 2019", complementa
Reduzindo emissões de carbono, combustível sustentável (SAF) e compensação, a Air France assumiu o compromisso de compensar todos os voos domésticos, que totalizava 450 voos diários, transportando 57 mil clientes diariamente. A companhia é uma das primeiras do mundo a compensar as emissões geradas por seus voos domésticos.
A aérea francesa também assinou um acordo com a Shell confirmando o objetivo de abastecer os voos da companhia aérea partindo de São Francisco com uma mistura de combustível convencional e sustentável para a aviação a partir de 1° de junho de 2020.
Já a KLM uniu forças com a Thalys e a NS para substituir voos de curta-distância por ligações ferroviárias internacionais. A primeira operação que a KLM pretendia remover de sua programação de voos e substituir por um serviço de trem foi entre Amsterdã e Bruxelas. Isso foi planejado para o final de março de 2020.
COMBUSTÍVEL
A preocupação com um combustível sustentável aparece como fator de grande interesse no relatório das aéreas. Essa questão é um dos pilares na estratégia da Air France-KLM. "Ao contrário de outras formas de transporte, a aviação ainda não dispõe de alternativas suficientes aos combustíveis fósseis e, além disso, não estão previstas tecnologias inovadoras para a aviação comercial nas próximas décadas", comenta a nota.
Somente no ano passado, a KLM comprou 6,9 mil toneladas de combustível sustentável de aviação (SAF), líder do mercado em compra e uso desse tipo de combustível. A aérea holandesa ainda anunciou sua participação na construção da primeira fábrica europeia de SAF em parceria com a SkyNRG. Isso permitirá que a KLM aumente seu uso de combustível sustentável em um futuro próximo. Novos parceiros também aderiram ao Programa Corporativo de Biocombustível da KLM: Microsoft, SHV Energy e Neste.
Na aérea holandesa, graças ao programa de compensação CO2ZERO, a viagem de 175 mil passageiros foi neutra em carbono no ano passado, o dobro em relação a 2018. Isso permitiu o plantio de 680 hectares de floresta tropical no Panamá.
A Air France compensou proativamente 100% das emissões de CO2 geradas por seus voos domésticos - em cooperação com seu parceiro EcoAct, essa compensação assume a forma de participação em projetos certificados internacionalmente e traz benefícios significativos para a população local, para apoiar reflorestamento, preservar florestas e biodiversidade, além de desenvolver energias renováveis. Dois dos projetos ficam no Brasil, que foram escolhidos por votação pelos clientes da companhia pelo mundo.
A Air France ainda oferece o programa Trip and Tree, em parceria com a associação A Tree for You, que reúne, em total transparência, doadores e projetos de plantio de árvores de todo o mundo. Ao comprar uma passagem aérea, os clientes podem ajudar o planeta fazendo uma doação, do valor que preferir, para financiar um dos projetos de plantio de árvores apoiados.
AERONAVES
Segundo a liderança das empresas, a renovação da frota contribuiu substancialmente para resultado de 2019, com um impacto positivo na pegada ambiental. O Grupo Air France-KLM recebeu 22 novas aeronaves - mais silenciosas e com menor consumo de combustível. Entre os modelos recebidos, os Boeing 787-10 e o 787-9 Dreamliner para a KLM e os Airbus A350 para a Air France.
As companhias ainda esperam receber mais aeronaves dos pedidos de A350 e os novos A220 para a Air France. A KLM receberá os B787-9 e -10 e os Embraer 195 E2.
REDUZINDO RESÍDUOS
Tanto a Air France quanto a KLM estabeleceram uma meta de redução de 50% de resíduos residuais (resíduos não reciclados das atividades na cabine e no solo) até 2030 em comparação a 2011. Em 2019, o grupo diminuiu os mesmos em 31% em comparação com 2011.
A Air France eliminou 210 milhões de itens de plástico de uso único até o final de 2019, que foram substituídos, em todos os voos, por alternativas mais sustentáveis, feitos de bio-materiais em vez de itens descartáveis de plástico geralmente distribuídos a bordo. Tal medida representou 1.300 toneladas de plástico que não foram usadas pela companhia.
A KLM também está investindo em outras ideias inovadoras, como reciclar diferentes tipos de itens, como transformar garrafas PET em filamentos de impressoras 3D para fazer ferramentas de reparo e manutenção de aeronaves.
COVID-19
No comunicado, as empresas comentam ainda que a crise do covid-19 foi um catalisador para acelerar a transformação da aviação civil e apresenta uma oportunidade para fortalecer ainda mais o compromisso de de fazer a transição para um futuro mais sustentável. "Nossa prioridade é recuperar nossa competitividade em um mundo profundamente alterado, mas também reafirmar nossa liderança na transição sustentável de nosso setor", completa.
A transformação do Grupo Air France-KLM após a crise mundial do covid-19 envolve a aceleração de suas metas ambientais para o seu próprio futuro e para o futuro de toda a indústria.
O fator pandemia também antecipou a retirada de aeronaves menos adequadas ao roteiro ambiental, prioritário para as companhias - as aeronaves mais poluentes, Airbus A380 e Airbus A340 na Air France e Boeing 747 na KLM foram aposentadas gradualmente.
Entre outras ações em andamento, o resultado aparece como fruto da adoção de metas para reduzir a emissão de carbono até 2030. Nesse sentido, as companhias conseguiram alguns objetivos significativos como: redução de 50% nas emissões de CO2 por passageiro/km em relação com os níveis de 2005, redução de também 50% sobre 2011 no uso de materiais que geram lixo não-reciclável e emissão zero nas operações de solo.
"Gostaria de agradecer aos 83 mil funcionários do Grupo Air France-KLM", disse o CEO, Benjamin Smith. "Por meio de suas gestões ambiental e social, fomos capazes de atingir nossas metas ambientais de 2019", complementa
Reduzindo emissões de carbono, combustível sustentável (SAF) e compensação, a Air France assumiu o compromisso de compensar todos os voos domésticos, que totalizava 450 voos diários, transportando 57 mil clientes diariamente. A companhia é uma das primeiras do mundo a compensar as emissões geradas por seus voos domésticos.
A aérea francesa também assinou um acordo com a Shell confirmando o objetivo de abastecer os voos da companhia aérea partindo de São Francisco com uma mistura de combustível convencional e sustentável para a aviação a partir de 1° de junho de 2020.
Já a KLM uniu forças com a Thalys e a NS para substituir voos de curta-distância por ligações ferroviárias internacionais. A primeira operação que a KLM pretendia remover de sua programação de voos e substituir por um serviço de trem foi entre Amsterdã e Bruxelas. Isso foi planejado para o final de março de 2020.
COMBUSTÍVEL
A preocupação com um combustível sustentável aparece como fator de grande interesse no relatório das aéreas. Essa questão é um dos pilares na estratégia da Air France-KLM. "Ao contrário de outras formas de transporte, a aviação ainda não dispõe de alternativas suficientes aos combustíveis fósseis e, além disso, não estão previstas tecnologias inovadoras para a aviação comercial nas próximas décadas", comenta a nota.
Somente no ano passado, a KLM comprou 6,9 mil toneladas de combustível sustentável de aviação (SAF), líder do mercado em compra e uso desse tipo de combustível. A aérea holandesa ainda anunciou sua participação na construção da primeira fábrica europeia de SAF em parceria com a SkyNRG. Isso permitirá que a KLM aumente seu uso de combustível sustentável em um futuro próximo. Novos parceiros também aderiram ao Programa Corporativo de Biocombustível da KLM: Microsoft, SHV Energy e Neste.
Na aérea holandesa, graças ao programa de compensação CO2ZERO, a viagem de 175 mil passageiros foi neutra em carbono no ano passado, o dobro em relação a 2018. Isso permitiu o plantio de 680 hectares de floresta tropical no Panamá.
A Air France compensou proativamente 100% das emissões de CO2 geradas por seus voos domésticos - em cooperação com seu parceiro EcoAct, essa compensação assume a forma de participação em projetos certificados internacionalmente e traz benefícios significativos para a população local, para apoiar reflorestamento, preservar florestas e biodiversidade, além de desenvolver energias renováveis. Dois dos projetos ficam no Brasil, que foram escolhidos por votação pelos clientes da companhia pelo mundo.
A Air France ainda oferece o programa Trip and Tree, em parceria com a associação A Tree for You, que reúne, em total transparência, doadores e projetos de plantio de árvores de todo o mundo. Ao comprar uma passagem aérea, os clientes podem ajudar o planeta fazendo uma doação, do valor que preferir, para financiar um dos projetos de plantio de árvores apoiados.
AERONAVES
Segundo a liderança das empresas, a renovação da frota contribuiu substancialmente para resultado de 2019, com um impacto positivo na pegada ambiental. O Grupo Air France-KLM recebeu 22 novas aeronaves - mais silenciosas e com menor consumo de combustível. Entre os modelos recebidos, os Boeing 787-10 e o 787-9 Dreamliner para a KLM e os Airbus A350 para a Air France.
As companhias ainda esperam receber mais aeronaves dos pedidos de A350 e os novos A220 para a Air France. A KLM receberá os B787-9 e -10 e os Embraer 195 E2.
REDUZINDO RESÍDUOS
Tanto a Air France quanto a KLM estabeleceram uma meta de redução de 50% de resíduos residuais (resíduos não reciclados das atividades na cabine e no solo) até 2030 em comparação a 2011. Em 2019, o grupo diminuiu os mesmos em 31% em comparação com 2011.
A Air France eliminou 210 milhões de itens de plástico de uso único até o final de 2019, que foram substituídos, em todos os voos, por alternativas mais sustentáveis, feitos de bio-materiais em vez de itens descartáveis de plástico geralmente distribuídos a bordo. Tal medida representou 1.300 toneladas de plástico que não foram usadas pela companhia.
A KLM também está investindo em outras ideias inovadoras, como reciclar diferentes tipos de itens, como transformar garrafas PET em filamentos de impressoras 3D para fazer ferramentas de reparo e manutenção de aeronaves.
COVID-19
No comunicado, as empresas comentam ainda que a crise do covid-19 foi um catalisador para acelerar a transformação da aviação civil e apresenta uma oportunidade para fortalecer ainda mais o compromisso de de fazer a transição para um futuro mais sustentável. "Nossa prioridade é recuperar nossa competitividade em um mundo profundamente alterado, mas também reafirmar nossa liderança na transição sustentável de nosso setor", completa.
A transformação do Grupo Air France-KLM após a crise mundial do covid-19 envolve a aceleração de suas metas ambientais para o seu próprio futuro e para o futuro de toda a indústria.
O fator pandemia também antecipou a retirada de aeronaves menos adequadas ao roteiro ambiental, prioritário para as companhias - as aeronaves mais poluentes, Airbus A380 e Airbus A340 na Air France e Boeing 747 na KLM foram aposentadas gradualmente.