Latam fica atrás de Gol e Azul nos números da Abracorp de 2019
A Latam Airlines não conseguiu recuperar o mercado corporativo nas vendas da Abracorp: ficou atrás da Gol e da Azul nas vendas domésticas
A Abracorp acaba de divulgar seus dados de vendas referentes a 2019, e a situação que começou a se desenhar em 2018 se confirmou ano passado: a Gol é líder em vendas e em bilhetes emitidos nas TMCs associadas Abracorp e a Azul se consolidou na segunda colocação, deixando a Latam no terceiro lugar (nos dois critérios).
Dos R$ 4,65 bilhões de vendas de bilhetes nacionais, um aumento de 15% em relação a 2018, a Gol teve share de 37%, com vendas de R$ 1,72 bilhão, aumento de 29,2% em relação ao ano anterior. A tarifa média da companhia presidida por Paulo Kakinoff subiu de R$ 665 para R$ 741. Em número de bilhetes emitidos, a Gol também liderou, com 2,3 milhões (+16%).
A Azul se consolida em segundo lugar com os seguintes dados: 1,86 milhão de bilhetes (+18,6%), R$ 1,5 bilhão em vendas (+21,1%) e tarifa média de R$ 795 para R$ 811, a maior entre as três companhias. O share da empresa presidida por John Rodgerson é de 30,4% em bilhetes e 32,4% em vendas.
Já a Latam Airlines vendeu 1,74 milhão de bilhetes nas agências Abracorp, um crescimento de apenas 3,5%. Já as vendas aumentaram quase 21%, atingindo R$ 1,3 bilhão. A conclusão é que a tarifa subiu bastante: de R$ 646 para R$ 753. Mais de R$ 100 de incremento. Em market share, a companhia presidida por Jerome Cadier registrou 28,5% em bilhetes emitidos e 28,2% em vendas. A busca pelo share perdido nesse segmento é uma das prioridades da Latam, que tem feito mudanças em produtos, no programa de fidelidade e na malha para ter esses clientes de volta. É grande a expectativa para 2020.
A tarifa média geral da Abracorp no nacional subiu de R$ 678, em 2018, para R$ 761, em 2019. O BI da Abracorp ainda registrou vendas da Avianca Brasil, Passaredo e Map.