KLM relembra o passado e apresenta novidades em seu centenário
A KLM está relembrando a evolução de sua operação em 100 anos de companhia aérea. Confira também as inovações futuras da empresa holandesa.
Em comemoração aos seus 100 anos, que serão completados em 7 de outubro, a KLM está relembrando sua evolução tecnológica ao longo do centenário. Para isso, a companhia convidou o gerente de Frota, Rob Duivis, que comenta algumas atualizações. “Minha carreira na KLM começou há quase 44 anos. Nosso aniversário apresenta uma oportunidade única de olhar para o futuro, mas também de refletir sobre o passado”, conta Duivis.
Em 1975, a companhia aérea possuía 56 aeronaves, como o Douglas DC-10, que acomodava 269 passageiros. Hoje, estão em sua frota 212 aviões em operação, sendo o mais novo o Boeing 787-10 Dreamliner, que pousou no aeroporto de Amsterdã em junho deste ano.
Inovações nos motores foram realizadas na década de 1980, como a chegada do GE-90 no B777, que gerou redução de peso e ruído. O modo de registrar a manutenção também mudou. “Quando entrei na KLM, vibrações, consumo de combustível, temperatura e velocidades eram escritas e lidas usando cartões de papel. Atualmente, monitoramos e gerenciamos digitalmente o status de nossa frota operacional”, afirma Duivis.
Para continuar evoluindo na aviação por meio da tecnologia, a KLM assinou nesta semana um contrato de 500 mil euros com a startup holandesa Air Innovations. O intuito é desenvolver um software com inteligência artificial para a inspeção de motores de aeronaves. Em 7 de outubro, dia do centenário, medidas sustentáveis serão tomadas, como a reciclagem das garrafas PET do voo para transformá-las em itens de manutenção. Uma impressora 3D moldará o plástico em forma de grampos, parafusos, tampas e suportes.