Alitalia cresce 50% no Brasil; veja o que esperar de 2019
Companhia tem números e razões que deixam o cenário otimista para este ano
Quatro mil voos semanais, 143 rotas, 94 destinos, sendo 68 internacionais. Com estes novos números a Alitalia, a maior companhia aérea italiana e membro da aliança Skyteam, encerrou 2018. Ainda que não esteja definido o seu futuro depois do pedido de recuperação judicial (em maio de 2017), ano passado a empresa voltou a se reestruturar, cresceu globalmente e expandiu suas operações no Brasil, começando 2019 com nove razões para comemorar.
1. Aumento na oferta de voos no Brasil
Nos últimos 12 meses, houve um aumento de 110% no número de voos da Alitalia no Brasil, passando de dez semanais para 21, com três rotas por dia entre o País e a Itália. No Rio de Janeiro, a companhia aumentou a frequência de três vezes por semana para voos diários. Em São Paulo, agora são duas frequências por dia. O novo voo sai de Guarulhos às 22h e chega a Fiumicino, Roma, às 12h05. A volta é diurna, partindo de Roma às 10h15 e chegando em São Paulo às 19h35. A frequência já consolidada sai às 17h15 de Guarulhos e chega às 7h15. No retorno, a saída de Roma é às 22h05m e a chegada, às 7h25m. O voo diário do Galeão parte às 17h, chegando em Roma às 7h. Na volta, sai às 21h45m e chega às 7h.
2. Crescimento no número de passageiros
De janeiro a outubro de 2018, a Alitalia transportou 250 mil passageiros nas rotas brasileiras. O número significa um aumento de 52% em relação ao mesmo período no ano anterior.
3. Investimento e resultado financeiro
A Alitalia aumentou sua frota e tem atualmente 118 aeronaves, sendo 26 delas para longas distâncias (B777 e A330). O investimento se refletiu em resultados positivos para a empresa, que fechou o terceiro trimestre do ano com dois milhões de euros de lucro.
4. Pontualidade
A Alitalia iniciou 2018 sendo reconhecida como a companhia aérea mais pontual do mundo no mês de janeiro. Sua pontualidade continuou em destaque ao longo do ano.
5. Classes de serviço
São três as classes de serviço nas aeronaves B777 e A330, que voam para o Brasil: Econômica, Premium e Magnifica. Todas têm entretenimento individual com filmes e séries de televisão. Na Econômica Premium há até 40% mais de espaço para as pernas e as telas individuais são um pouco maiores. A classe intermediária ainda conta com café Lavazza expresso e, ao fim da refeição principal, é servido um limoncello, licor típico do Sul da Itália.
Na classe executiva, a Magnifica, os assentos reclinam 180 graus. Os novos amenities são da grife italiana de luxo Salvatore Ferragamo e o cardápio, com ênfase na cozinha italiana, muda a cada três meses. Desde novembro, é assinado pelos consultores da Gambero Rosso, plataforma voltada para a promoção de comida e vinhos italianos. No fim do ano, a Magnifica foi reconhecida pela revista americana de luxo Global Traveler pelo design de suas poltronas e pela sua cozinha.
6. Novidades para o viajante corporativo
Em 2018, a Alitalia lançou o lounge Casa Alitalia no Aeroporto Internacional de Roma Leonardo da Vinci, em Fiumicino. A bordo, na classe executiva, passou a oferecer proseccos Villa Sandi e kits Ferragamo. O objetivo é ampliar a base de clientes corporativos.
7. Acordos de codeshare e parcerias
Há novos acordos com companhias como Avianca, Aerolíneas Argentinas e All Nippon Airways (ANA). O codeshare com a Ana facilita as conexões para o Japão, inclusive para passageiros nas rotas a partir de São Paulo e Rio. A Alitalia tem também parcerias com empresas marítimas, como Costa e MSC. Os passageiros da Costa Cruzeiros, por exemplo, que comprarem pacotes fly & cruise e desembarcarem no porto de Civitavecchia podem despachar as bagagens no terminal marítimo, antes de irem para o Aeroporto de Roma.
8. Novas contratações
Para aumentar seu relacionamento com os profissionais do Turismo no Brasil, a Alitalia aumentou em 2018 sua equipe de vendas no País.
9. Stopover e conexões em Roma
Uma novidade lançada pela Alitalia em 2018 foi o stopover em Roma. Com esse serviço, os clientes da companhia podem passar até três noites na cidade italiana, sem cobrança extra. O aeroporto é moderno e confortável, com rápida entrega de bagagem e facilidades de conexão.