Além do wi-fi: Gol usará internet a bordo para conectar aeronaves
Ampliação de parceria com a Gogo, que fornece a internet a bordo da Gol, inclui a transmissão de dados em tempo real entre as aeronaves e para a companhia aérea
A parceria da Gol com a Gogo, fornecedora de produtos e serviços de conectividade em aeronaves e que já oferece o wi-fi a bordo da aérea, deve ser ampliada em breve.
De acordo com comunicado divulgado hoje pela Gogo, a companhia brasileira será a primeira a contar com outros três serviços da empresa de tecnologia: serviço de dados de aeronaves, gravador de acesso rápido sem fio e relatório de turbulência automático.
Trata-se do uso dos dados de banda larga já existentes nas aeronaves da Gol para aumentar a sua eficiência operacional. O serviço de dados de aeronave, por exemplo, contará com acesso a informações de outras aeronaves, providas pelo sistema de conectividade via satélite da Gogo e permitindo tanto que a companhia aérea quanto os aviões saibam em tempo real dados dos voos.
"A Gogo está se movendo rapidamente além da conectividade de passageiros para conectar pilotos, comissários de bordo e a própria aeronave, para que as companhias aéreas possam acessar informações em tempo real", resume o presidente da Gogo para aviação comercial, John Wade.
"Ao aproveitar a conectividade a bordo, as companhias aéreas poderão oferecer melhor serviço em voo, melhorar a segurança e operar com mais eficiência", e a Gol está "liderando o caminho no aproveitamento de dados de aeronaves para impulsionar a eficiência", continua Wade.
TURBULÊNCIA
Além dos produtos voltados à conectividade, a Gol contará com o Automated Turbulence Reporting (Relatório de Turbulência Automático, em português) da Gogo, que utiliza dados de sensores das aeronaves também em tempo real. Esses relatórios são enviados ao solo usando a conectividade da fornecedora, permitindo uma disseminação mais rápida e precisa das informações de turbulência em tempo real.O Wireless Quick Access Recorder (Gravador de Acesso Rápido Sem Fio) tem como função fornecer mais rapidamente dados de aeronaves para uso em programas operacionais e de garantia de qualidade das companhias aéreas.