Latam demite 1,3 mil em GRU e GIG para terceirizar serviços
Em nota enviada à reportagem, a companhia aérea informa que esses serviços serão terceirizados pela Orbital – WFS.
A Latam Airlines irá demitir cerca de 1,3 mil funcionários de seu quadro de colaboradores nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro.
A medida será implementada a partir da primeira semana de setembro e afetará profissionais de ground handling, gestão de equipamento de solo e atendimento a clientes com bagagens perdidas ou danificadas.
Em nota enviada à reportagem, a companhia aérea informa que esses serviços serão terceirizados pela Orbital – WFS. “A decisão está em linha com o mercado nacional e faz parte de uma tendência mundial de contratação de serviços especializados”, informou.
O Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), juntamente com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (Fentac) repudia a investida da transportadora aérea.
“Para as entidades, a terceirização da Latam é mais um duro golpe aos direitos dos aeroviários e aeroviárias e ressaltam que exigirão da empresa que cumpra sua promessa de reaproveitar esses trabalhadores, com experiência e anos de trabalho, em outras funções na empresa”, declarou.
Em contrapartida, o Grupo Latam informou o investimento de US$ 400 milhões na renovação do interior de suas aeronaves.
Leia abaixo a resposta da Latam Brasil:
“A Latam Airlines Brasil informa que, a partir da primeira semana de setembro, toda a sua operação de rampa e limpeza (ground handling), gestão de equipamentos de solo (GSE) e atendimento a clientes com bagagens perdidas ou danificadas (lost luggage) nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro, passará a ser feita pela Orbital - WFS, empresa especialista nesta modalidade de serviços aeroportuários.
A contratação do parceiro para realizar estas operações em Guarulhos e no Galeão é uma medida pontual, que se mostrou como a melhor alternativa para as necessidades da Latam Airlines Brasil neste momento. A decisão está em linha com o mercado nacional e faz parte de uma tendência mundial de contratação de serviços especializados.
A Latam estabeleceu um sistema de gestão integrado com a Orbital - WFS para assegurar a eficiência e a manutenção da qualidade dos serviços prestados, que incluem carregamento de bagagens, traslado de aeronaves dentro do aeroporto, limpeza de cabines, entre outros.
A companhia informa ainda que adotou todas as medidas para que esta mudança tivesse o menor impacto possível em seus colaboradores, no entanto, haverá redução dos quadros da Latam nos dois aeroportos. A empresa abriu um processo de negociação com os sindicatos envolvidos e não está medindo esforços para realocar internamente o maior número possível de pessoas.
As operações da Latam estão mantidas normalmente e a medida não afeta outros aeroportos. A companhia segue atenta a todas as oportunidades para oferecer o melhor serviço para os seus clientes no Brasil e no Exterior.”
A medida será implementada a partir da primeira semana de setembro e afetará profissionais de ground handling, gestão de equipamento de solo e atendimento a clientes com bagagens perdidas ou danificadas.
Em nota enviada à reportagem, a companhia aérea informa que esses serviços serão terceirizados pela Orbital – WFS. “A decisão está em linha com o mercado nacional e faz parte de uma tendência mundial de contratação de serviços especializados”, informou.
O Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), juntamente com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (Fentac) repudia a investida da transportadora aérea.
“Para as entidades, a terceirização da Latam é mais um duro golpe aos direitos dos aeroviários e aeroviárias e ressaltam que exigirão da empresa que cumpra sua promessa de reaproveitar esses trabalhadores, com experiência e anos de trabalho, em outras funções na empresa”, declarou.
Em contrapartida, o Grupo Latam informou o investimento de US$ 400 milhões na renovação do interior de suas aeronaves.
Leia abaixo a resposta da Latam Brasil:
“A Latam Airlines Brasil informa que, a partir da primeira semana de setembro, toda a sua operação de rampa e limpeza (ground handling), gestão de equipamentos de solo (GSE) e atendimento a clientes com bagagens perdidas ou danificadas (lost luggage) nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro, passará a ser feita pela Orbital - WFS, empresa especialista nesta modalidade de serviços aeroportuários.
A contratação do parceiro para realizar estas operações em Guarulhos e no Galeão é uma medida pontual, que se mostrou como a melhor alternativa para as necessidades da Latam Airlines Brasil neste momento. A decisão está em linha com o mercado nacional e faz parte de uma tendência mundial de contratação de serviços especializados.
A Latam estabeleceu um sistema de gestão integrado com a Orbital - WFS para assegurar a eficiência e a manutenção da qualidade dos serviços prestados, que incluem carregamento de bagagens, traslado de aeronaves dentro do aeroporto, limpeza de cabines, entre outros.
A companhia informa ainda que adotou todas as medidas para que esta mudança tivesse o menor impacto possível em seus colaboradores, no entanto, haverá redução dos quadros da Latam nos dois aeroportos. A empresa abriu um processo de negociação com os sindicatos envolvidos e não está medindo esforços para realocar internamente o maior número possível de pessoas.
As operações da Latam estão mantidas normalmente e a medida não afeta outros aeroportos. A companhia segue atenta a todas as oportunidades para oferecer o melhor serviço para os seus clientes no Brasil e no Exterior.”