Airbus voa com A350XWB pela primeira vez; Singapore estreia o modelo
Singapore Airlines desponta como a principal cliente do A350XBW, com sete encomendas
O Airbus 350 XWB, avião de ultralongo alcance, realizou seu primeiro voo. De acordo com a fabricante, esse novo modelo será capaz de “voar mais longe do que qualquer outra aeronave comercial” e será estreado oficialmente pela Singapore Airlines no segundo semestre deste ano.
O avião MSN 216 movido pelos motores Rolls-Royce Trent XWB iniciou um programa de testes de voo para certificar as mudanças no padrão A350-900, que estenderá sua capacidade de alcance a 9,7 mil milhas náuticas – quase 18 mil quilômetros.
Essas transformações, explica a fabricante, incluem um sistema de combustível modificado que aumenta a capacidade de transporte de combustível em 24 mil litros, sem a necessidade de tanques de combustível adicionais. A fase de teste também medirá o desempenho aprimorado de melhorias aerodinâmicas, incluindo winglets estendidos.
O A350XWB tem um peso máximo de decolagem de 280 toneladas e é capaz de voar mais de 20 horas sem parar, garante a Airbus. A eficiência operacional, alimentada por um design aerodinâmico, fuselagem e asas de fibra de carbono, é responsável por uma redução de 25% no uso de combustível.
Ao todo, a Singapore Airlines encomendou sete aeronaves de ultralongo alcance A350-900, que serão usadas em voos diretos entre Cingapura e os Estados Unidos. O modelo será responsável por fazer o incluindo o serviço comercial mais longo do mundo entre Cingapura e Nova York.
Adicionalmente, a companhia aérea é uma das maiores clientes da família A350 XWB, com um total de 67 A350-900 – e já recebeu 21.
Até o fim de março deste ano, a Airbus registrou um total de 854 pedidos firmes para o A350 XWB de 45 clientes em todo o mundo.