Aérea norueguesa leva 1º jato da nova geração da Embraer; fotos
Cerimônia de entrega do E190-E2 aconteceu nesta quarta no interior de São Paulo
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – Ao som de Garota de Ipanema e aplaudido por centenas de funcionários da Embraer, o primeiro E190-E2 foi entregue hoje à norueguesa Wideroe, nos hangares da fabricante brasileira de aviões, em São José dos Campos (SP). O primeiro jato da segunda geração fabricado pela Embraer tem 75% de sistemas novos, em relação ao E190. O E190-E2 é o primeiro dos aviões da nova geração de jatos, formada por três modelos de aeronaves (E175, E190 e E195) de 80 a 146 assentos que serão introduzidos no mercado até 2021.
“Estamos muito orgulhosos em entregar para a Wideroe, uma das mais antigas companhias aéreas do mundo, com 84 anos, nosso primeiro jato da nova geração”, disse o CEO da Embraer, Paulo César de Souza e Silva, lembrando que a entrega marcava ainda a inclusão da companhia norueguesa na lista de empresas que operam aviões da fabricante brasileira. “A entrega deste E2 marca a continuação de uma verdadeira história de sucesso na aviação global. Planejo estar na aeronave quando entrar no espaço aéreo norueguês, na próxima semana”, disse o presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, John Slattery.
A Wideroe tem ainda outros dois pedidos firmes para o novo modelo, com entregas programadas para maio e junho próximos. Há ainda opção de compra para outras 12 aeronaves E2 que, caso concretizadas, alcançarão valor aproximado de US$ 873 milhões. “O E190-E2 é uma aeronave impressionante e por isso foi a escolhida para marcar a introdução de jatos na frota da Wideroe”, disse o CEO da empresa norueguesa, que opera somente turboélices, Stein Nilsen.
AVIÃO VERDE
Não são apenas as cores da Wideroe que fazem do primeiro E190-E2 o avião mais “verde” em sua categoria. A aeronave é a mais ecológica, com o menor consumo de combustível e emissão de CO2 na categoria. Em relação aos E190 da geração anterior, o novo modelo tem melhoria de 17,3% em relação ao consumo de combustível, ampliando assim sua autonomia. O E190-E2 terá ainda intervalos mais longos de manutenção no segmento de aviões de corredor único, com dez mil horas de voos para atividades básicas de manutenção sem limite de calendário, ou 15 dias a mais para utilização do avião em um período de dez anos, na comparação com os atuais E190.
Os jatos adquiridos pela Wideroe terão o apoio do programa Pool de Peças da Embraer, que inclui a reposição de mais de 300 componentes. Mais de 40 companhias aéreas fazem parte do programa, idealizado para que as empresas façam investimentos iniciais menores em estoques de peças, aproveitando a técnica da Embraer e seus fornecedores. Para os pilotos, os jatos da nova geração exigirão apenas dois dias e meio de treinamentos adicionais em relação aos E190, sem necessidade de um simulador de voos completo.
CERTIFICAÇÃO E VOO INAUGURAL
O novo jato da Embraer recebeu em fevereiro a autorização para voos comerciais, obtendo o Certificado de Tipo de três autoridades aeronáuticas simultaneamente: Anac, no Brasil, FAA, dos Estados Unidos, e Easa, da Europa. O primeiro voo comercial do E2 entregue nesta manhã está programado para o próximo dia 24, entre as cidades de Bergen e Tromso. “Esperamos ver nossos clientes tão satisfeitos com estes aviões como estamos na relação desenvolvida com as equipes da Embraer. Vocês são família para nós”, disse o CEO da Wideroe aos funcionários da fabricante, que não economizaram nas selfies junto à aeronave.
Confira no álbum a seguir mais imagens da cerimônia de entrega do primeiro E190-E2