Quais os impactos positivos e negativos do NDC?
Companhias aéreas e OBTs expuseram seus pontos de vista sobre o assunto
Tema em alta no mercado, o NDC foi debatido hoje (9) em painel realizado na reunião do Travel Managers Group (TMG) em São Paulo. Na ocasião, foram questionados os impactos positivos e negativos do novo padrão da Iata e o que muda no setor com sua implementação.
"Como aspectos positivos, podemos citar a linguagem mais moderna e detalhada do NDC, onde é possível fazer escalabilidade de preço e a inclusão de ancillaries. Como aspectos negativos, podemos citar a curva de aprendizado, que não é simples. E esse aprendizado vai desde as companhias aéreas até o consumidor final", destaca o gerente de Vendas de São Paulo da Copa Airlines, Raphael de Lucca, citando que a Copa já está avançada no NDC.
"O que muda é a organização dos players no mercado, cuja estruturação está passando por uma mudança significativa", complementa o cofundador e CTO da Envision Tecnologia, Ciro Fonseca.
Para a diretora de Vendas e Gestão de Contas do Sabre, Karina Fioranelli, o NDC é muito necessário para a modernização. "Hoje a tecnologia tradicional não consegue mais atender aquilo que as companhias aéreas querem fazer. Os clientes buscam mais personalização e ofertas de acordo com seu perfil de consumo. Por isso, a modernização é um caminho sem volta", comenta.
"É preciso que ainda ocorra a adaptação de todos os players, que devem identificar os ajustes que têm de fazer. Talvez o mercado ainda não veja os benefícios do NDC porque ainda estamos nessa curva de aprendizado, mas à medida que as aéreas conseguirem ofertar o que elas querem, as vantagens dessa nova tecnologia ficarão claras", destaca Karina.
"Como aspectos positivos, podemos citar a linguagem mais moderna e detalhada do NDC, onde é possível fazer escalabilidade de preço e a inclusão de ancillaries. Como aspectos negativos, podemos citar a curva de aprendizado, que não é simples. E esse aprendizado vai desde as companhias aéreas até o consumidor final", destaca o gerente de Vendas de São Paulo da Copa Airlines, Raphael de Lucca, citando que a Copa já está avançada no NDC.
"O que muda é a organização dos players no mercado, cuja estruturação está passando por uma mudança significativa", complementa o cofundador e CTO da Envision Tecnologia, Ciro Fonseca.
Para a diretora de Vendas e Gestão de Contas do Sabre, Karina Fioranelli, o NDC é muito necessário para a modernização. "Hoje a tecnologia tradicional não consegue mais atender aquilo que as companhias aéreas querem fazer. Os clientes buscam mais personalização e ofertas de acordo com seu perfil de consumo. Por isso, a modernização é um caminho sem volta", comenta.
"É preciso que ainda ocorra a adaptação de todos os players, que devem identificar os ajustes que têm de fazer. Talvez o mercado ainda não veja os benefícios do NDC porque ainda estamos nessa curva de aprendizado, mas à medida que as aéreas conseguirem ofertar o que elas querem, as vantagens dessa nova tecnologia ficarão claras", destaca Karina.