Airbnb contrata executivo e cria departamento de transportes
Com departamento exclusivo de transportes, Airbnb trabalhará na distribuição de produtos aéreos e em solo, embora ainda não esteja definido como isso acontecerá
O Airbnb acaba de dar mais um grande passo rumo à diversificação de seu portfólio. A empresa criou, nesta semana, um departamento exclusivamente de transportes, que se dedicará a desenvolver produtos que levem o viajante até o destino a partir de parcerias com empresas de aviação e de transportes em geral, e funcionará como um "terceiro pilar" da empresa, que já oferece hospedagem e experiências no destino. Em outras palavras, o Airbnb entra oficialmente no ramo de distribuição de transporte aéreo e em solo, embora ainda não esteja definido como isso será feito.
Todo o desenvolvimento do novo departamento ficará a cargo de Fred Reid, fundador da aérea Virgin America e ex-presidente da Delta e da Lufthansa. Ele foi contratado pela Airbnb para ocupar o cargo de head global de Transportes.
O modo como acontecerá a distribuição aérea no Airbnb ainda é uma incógnita. De acordo com o Brian Chesky, a ideia é "explorar uma ampla gama de ideias e parcerias que possam melhorar o transporte nas viagens, mas ainda não definimos exatamente como."
"Não estou interessado em construir nossa própria companhia aérea ou apenas criar outro canal na Internet onde é possível simplesmente adquirir uma passagem de avião. Estamos atrás de uma grande oportunidade com o objetivo de melhorar a experiência de transporte para todos", resume Chescky.
VIAGENS 'FÁCEIS E DIVERTIDAS'
Fred Reid adiantou pouco do que pretende realizar em seu novo cargo, mas já avisou que o mote do Airbnb será criar boas experiências também durante o transporte do viajante. "Seja no ar ou no solo, vejo diversas possibilidades para criar produtos e estabelecer parcerias com outras empresas que tornem as viagens mais fáceis e divertidas", comentou Reid, que alerta: "Reconhecer essas oportunidades levará anos e exigirá constante experimentação."“Houve um tempo em que embarcar em um avião era uma viagem por si só, mas com o passar dos anos, chegar ao seu destino se tornou algo não desfrutamos mais. Acreditamos que isso precisa mudar”, reforçou Brian Chesky.
A criação do novo departamento acontece exatamente um ano após o Airbnb surpreender o mercado ao anunciar a distribuição de hotéis em sua plataforma. Também no início do ano passado a empresa investiu em diversificar também o tipo de cliente, ao desenvolver serviços de acomodação de luxo, o Airbnb Plus e do Beyond by Airbnb.