Artur Luiz Andrade   |   16/01/2023 16:30
Atualizada em 16/01/2023 16:42

Como funciona o desembarque internacional no Terminal C de Orlando (MCO)

Terminal C, inaugurado em setembro, tem processo que começa com retirada da babagem


Divulgação/OrlandoInternationalAirport

Desde a abertura do Terminal C, em setembro passado, no Aeroporto de Orlando, na Flórida, cerca de um milhão de passageiros domésticos e internacionais testaram o novo sistema de bagagem que veio com a inauguração. As aéreas brasileiras Azul e Gol estão operando nesse novo terminal.

Como alguns agentes de viagens relataram demora na chegada da bagagem e confusão com o novo processo, pedimos que o aeroporto explicasse o que mudou e quais as perspectivas de melhoria do tempo de processamento das malas.

Angela Starke, diretora assistente de Public Affairs do aeroporto MCO, conta ao Portal PANROTAS que no Terminal C as bagagens são processadas usando novíssima tecnologia, o que pode ocasionalmente gerar atrasos, já que o sistema está se integrando com outras operações do aeroporto e os funcionários se acostumando com a novidade. Segundo ela, o sistema de bagagem é altamente confiável, mas, como qualquer outro sistema, pode gerar os atrasos. “Nossa meta é sempre minimizar esses atrasos e oferecer aos passageiros chegadas e partidas tranquilas”, disse.

NOVO FLUXO EM MCO

No Terminal C, diferentemente dos demais terminais do Aeroporto de Orlando, a retirada da bagagem é a primeira coisa a ser feita pelo passageiro que chega em voos internacionais (no caso dos outros terminais, passa-se primeiro pela Imigração e depois para a esteira de bagagem). Ou seja, o viajante precisa esperar a chegada da bagagem para depois ir para o controle de passaporte e as checagens de biometria. E essa chegada pode demorar, pois a bagagem precisa ser escaneada pela segurança e passar pelos controles internos do governo americano (nos demais terminais isso é feito enquanto o passageiro está na fila da Imigração).

Divulgação/OrlandoInternationalAirport
Segundo a diretora do aeroporto, há benefícios para esse novo processo, incluindo eficiência, segurança e conveniência no processo de entrada nos Estados Unidos. “Há embaixadores que falam português e podem ajudar os brasileiros. E os agentes de viagens que tiverem qualquer dúvida também podem consultar esses embaixadores no aeroporto”, acrescenta Angela, que está confiante na nova tecnologia empregada no Terminal C.

“Pedimos desculpas por qualquer inconveniência (nesse período de implantação) e agradecemos a paciência dos passageiros enquanto continuamos a abertura do Terminal C no complexo do Orlando International Airport”, finaliza.

Aos agentes de viagens recomenda-se explicar o novo processo aos clientes e ajustar o tempo de transfers e serviços para ter uma flexibilidade maior, ao menos nesse período de implantação dos novos procedimentos no Terminal C do MCO.

TECNOLOGIA

Divulgação/OrlandoInternationalAirport
Confira algumas das tecnologias implementadas no Terminal C do MCO:
- Filas da TSA 100% automatizadas
- Sistema de reconhecimento facial em todos os embarques e desembarques internacionais
- Sistema de manuseio de bagagem com RFID, com rastreamento das malas em tempo real
- Sistemas de Controle Virtual de Rampas, permitindo aos controladores de voo visibilidade sem obstáculos no tráfego aéreo
- Sistema de gerenciamento de filas (QMS), que monitora as filas de segurança e sinaliza os tempos de espera e atualizações de segurança
- Processamento de uso comum dos passageiros, que permite coordenação dinâmica entre os serviços de emissão e check-in e os portões de embarque.

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