Expansão da pista do Fortaleza Airport é homologada para uso
A extensão de 210 metros da pista de pouso e decolagem já está disponível para operação
A partir desta quinta-feira (12), a extensão da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Fortaleza, duas novas taxiways (vias de taxiamento) e as RESAS (áreas de segurança) nas cabeceiras 13 e 31 estarão disponíveis para operação. Com o processo de homologação concluído, a expansão da pista - que foi entregue pela Fraport Brasil em julho de 2020 - pode ser utilizada, possibilitando segurança para pousos e decolagens de aeronaves maiores e mais pesadas.
"Esse é um fator interessante para aeronaves grandes que fazem voos intercontinentais, por exemplo. Elas podem decolar com maior peso e levar mais combustível, tendo assim maior autonomia de voo ou levando mais carga", disse o gerente de infraestrutura da Fraport Brasil, Dominik Casanova.
Com a expansão de 210 metros, a pista do Fortaleza Airport passou de 2.545 para 2.755 metros para pouso e decolagem na cabeceira 31. A cabeceira 13 também está com 2.755 metros permitidos para decolagens, mas com 2.613 metros para pousos. Para que extensão possa ser utilizada também para pousos, o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) deverá instalar, ainda neste ano, o novo ILS (equipamento de auxílio para pouso).
O processo de homologação passa por vários órgãos, como o CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), que aprova as zonas de proteção do aeródromo; o ICA (Instituto de Cartografia Aeronáutica), que elabora e emite as novas cartas aeronáuticas; e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que verifica a conformidade da infraestrutura com o RBAC (Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil).