Movimento de passageiros em Viracopos cresce 27% em julho
O aeroporto registrou movimento de 383,2 mil passageiros em julho, frente aos 305,4 mil em junho.
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), apresentou em julho um novo indicativo de que há uma retomada gradual de passageiros, apesar de estar bem abaixo na comparação com o mesmo período do ano passado. Em julho, o terminal registrou movimento de 383,2 mil passageiros, frente aos 305,4 mil em junho, 226,5 mil em maio e 150,5 mil em abril. A previsão é de que o mês de agosto apresente nova alta, podendo superar o mês de julho e chegar próximo aos 450 mil passageiros.
Apesar de ainda apresentar queda de 61,5% na comparação entre julho de 2020 e julho de 2019, houve aumento de quase 27% na comparação entre julho e junho deste ano. Já no acumulado do ano, a queda chega a 43,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o mês de fevereiro, Viracopos vinha apresentando altas seguidas de passageiros, chegando a obter série de 17 altas mensais consecutivas. Em janeiro, o aeroporto chegou a transportar mais de 964 mil passageiros, com crescimento de 8,35% em relação ao ano anterior.
Em relação aos voos, o aeroporto chegou a ter queda diária de 330 movimentos (pousos e decolagens) para 34 em março e 56 em abril. Em maio, houve um pequeno crescimento para 72 movimentos diários, enquanto em junho esse número chegou a 84, em média. Já em agosto, a previsão é de que os pousos e decolagens cheguem a 165 por dia.
Para minimizar a propagação de covid-19 diante do cenário de retomada gradual de voos, Viracopos ampliou o processo de desinfecção especial de todo o terminal e adotou novas medidas de segurança, como a sinalização de distanciamento, a distribuição de suportes de álcool em gel e a instalação de uma câmera térmica que verifica a temperatura corporal.