Anvisa e Abear divulgam ações para casos de coronavírus em voos
A Anvisa criou um protocolo de ação para possíveis atendimentos de casos suspeitos de coronavírus em aeronaves no País. O procedimento foi divulgado pela Abear.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou ontem (27), os procedimentos de preparação, orientação e controle para possíveis atendimentos de casos suspeitos de coronavírus em aeronaves no País.
Segundo Anvisa, o protocolo adotado em situações do tipo (suspeita de um passageiro contaminado) começa com a maior espera para o desembarque mesmo que a aeronave tenha pousado. O passo seguinte é acionar os órgãos responsáveis, que irão a bordo em conjunto com o serviço médico e a vigilância do município do aeroporto para avaliar o paciente. Se o médico descartar o caso a bordo, o desembarque dos passageiros é liberado. Caso a suspeita seja mantida, o passageiro doente é removido para um hospital de referência local.
No ato seguinte, todos os demais passageiros seguem para uma entrevista com a vigilância epidemiológica para que possam ser monitorados, caso a suspeita seja confirmada posteriormente.
Enquanto isso, a Anvisa monitora o trabalho de desinfecção da aeronave, descarte de resíduos e descarte de efluentes.
A agência também transmite, desde sexta-feira (24), em aeroportos internacionais do país, informes sonoros em português, inglês e mandarim sobre os sintomas do coronavírus, com orientações aos passageiros e dicas para evitar a transmissão de doenças. A versão em português segue reproduzida abaixo:
– Se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias, após viagem para a China, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima e informar a respeito da sua viagem;
– Para proteger sua saúde, siga medidas simples, que podem evitar a transmissão de doenças: lave as mãos frequentemente com água e sabão (Se não tiver água e sabão, use álcool gel); cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar (descarte o lenço no lixo e lave as mãos); evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados; não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; procure o serviço de saúde mais próximo.
Segundo Anvisa, o protocolo adotado em situações do tipo (suspeita de um passageiro contaminado) começa com a maior espera para o desembarque mesmo que a aeronave tenha pousado. O passo seguinte é acionar os órgãos responsáveis, que irão a bordo em conjunto com o serviço médico e a vigilância do município do aeroporto para avaliar o paciente. Se o médico descartar o caso a bordo, o desembarque dos passageiros é liberado. Caso a suspeita seja mantida, o passageiro doente é removido para um hospital de referência local.
No ato seguinte, todos os demais passageiros seguem para uma entrevista com a vigilância epidemiológica para que possam ser monitorados, caso a suspeita seja confirmada posteriormente.
Enquanto isso, a Anvisa monitora o trabalho de desinfecção da aeronave, descarte de resíduos e descarte de efluentes.
A agência também transmite, desde sexta-feira (24), em aeroportos internacionais do país, informes sonoros em português, inglês e mandarim sobre os sintomas do coronavírus, com orientações aos passageiros e dicas para evitar a transmissão de doenças. A versão em português segue reproduzida abaixo:
– Se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias, após viagem para a China, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima e informar a respeito da sua viagem;
– Para proteger sua saúde, siga medidas simples, que podem evitar a transmissão de doenças: lave as mãos frequentemente com água e sabão (Se não tiver água e sabão, use álcool gel); cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar (descarte o lenço no lixo e lave as mãos); evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados; não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; procure o serviço de saúde mais próximo.