Novo aeroporto de Istambul prova tamanho da ambição turca
A Turquia tem uma nova porta de entrada para viajantes de quase todas as partes do globo, o Istanbul Airport, construído para ser o maior aeroporto do mundo
Istambul não é chamada de Constantinopla há séculos, mas a ideia de a cidade ser o “centro do mundo” não só resistiu à passagem do tempo como voltou a fazer sentido neste ano. Desde abril, a Turquia tem uma nova porta de entrada para viajantes de quase todas as partes do globo, o Istanbul Airport, construído para ser o maior aeroporto do mundo, com capacidade para lidar com 200 milhões de passageiros por ano até 2028.
Seus números impressionantes evidenciam o tamanho das ambições do país no cenário internacional. Segundo o diretor de Planejamento do aeroporto, Ismail Polat, cerca de 70 milhões de pessoas passarão pelo terminal ao longo do seu primeiro ano de funcionamento, com sua estrutura podendo abrigar até 371 aeronaves ao mesmo tempo, sendo 114 acopladas aos fingers. Para se ter uma ideia da dimensão das pretensões turcas, até 15 Airbus 380, maior avião comercial do mundo, podem utilizar os gates do aeroporto simultaneamente.
“Havia uma necessidade de aprimorar a infraestrutura e o governo sabia disso. O novo aeroporto não é só sete vezes maior que o Ataturk, como tem o maior terminal do mundo e segue em uma posição geográfica estratégica para a aviação internacional. Se traçarmos um raio de alcance a partir de Istambul, pensando na capacidade de voo das aeronaves que temos, não sobra muita área do planeta sem ser atendida”, indicou Polat.
Até o momento, o novo aeroporto de Istambul opera com três pistas, todas com mais de 3,75 mil metros de extensão, mas outras três serão entregues ao longo dos próximos anos no terreno dono de 76 quilômetros quadrados de área. Já o terminal principal de passageiros conta com 1,4 milhão de metros quadrados, ou o dobro do novo Aeroporto de Pequim, na China, inaugurado no último mês de setembro.
“Tudo está saindo de acordo com o planejado e ainda não perdemos nem sequer uma bagagem. Tivemos viajantes que chegaram com seis horas de antecedência para um voo, pois pensavam que, pelo tamanho do aeroporto, o processo seria demorado. No fim, tiveram mais de cinco horas livres para aproveitar a nossa infraestrutura”, comemorou o diretor.
Ao todo, o terminal oferece 240 mil metros quadrados entre serviços e restaurantes, com o Duty Free sendo responsável por 54 mil metros quadrados e incluindo lojas de marcas de luxo como Louis Vuitton, Valentino, Hermes, Dior e Bottega Veneta. Seu estacionamento tem capacidade para 40 mil veículos, enquanto o sistema de manejo de bagagens, o maior e mais complexo do mundo, se estende por 42 quilômetros de esteiras.
UM HUB PARA O MUNDO
A exemplo de outros períodos da história, Istambul mais uma vez deixa claro seu potencial para atrair viajantes dos quatro cantos do planeta, nem que seja apenas para uma breve conexão no terminal que fica na divisa entre o continente europeu e o asiático. Essa é a ideia da Turkish Airlines, companhia aérea que voa para a maior quantidade de países no mundo e é responsável por 77% do share de pousos e decolagens no aeroporto.
Não à toa, a empresa inaugurou três lounges exclusivos para os seus clientes. Com 5,6 mil metros quadrados de área e capacidade para receber até 765 pessoas, o Business conta com diversas opções gastronômicas, de lazer e até mesmo uma pequena galeria de arte particular. O complexo também dispõe de 13 quartos para quem quer descansar durante uma conexão internacional, chuveiros, área de entretenimento para crianças, simulador de golfe, salas para orações voltadas a cristãos, muçulmanos e judeus, entre outras especificidades e mordomias.
Até o momento, mais de dez bilhões de euros já foram gastos na construção do aeroporto e, de acordo com a IGA, administradora que ganhou sua concessão por 25 anos, cerca de 225 mil empregos diretos serão criados por conta das obras e das operações, proporcionando um incremento de 4,89% no PIB nacional.
Para ler a reportagem completa sobre o novo Aeroporto de Istambul, confira a edição desta semana (nº 1398) da revista PANROTAS, que viajou para conhecer a grandiosa instalação a convite da Turkish Airlines. Trata-se da segunda edição especial em comemoração aos 45 anos da PANROTAS. A companhia aérea ainda realizou o Corporate Club 2019, evento voltado ao mercado corporativo que contou com a presença de três representantes brasileiros.
Seus números impressionantes evidenciam o tamanho das ambições do país no cenário internacional. Segundo o diretor de Planejamento do aeroporto, Ismail Polat, cerca de 70 milhões de pessoas passarão pelo terminal ao longo do seu primeiro ano de funcionamento, com sua estrutura podendo abrigar até 371 aeronaves ao mesmo tempo, sendo 114 acopladas aos fingers. Para se ter uma ideia da dimensão das pretensões turcas, até 15 Airbus 380, maior avião comercial do mundo, podem utilizar os gates do aeroporto simultaneamente.
“Havia uma necessidade de aprimorar a infraestrutura e o governo sabia disso. O novo aeroporto não é só sete vezes maior que o Ataturk, como tem o maior terminal do mundo e segue em uma posição geográfica estratégica para a aviação internacional. Se traçarmos um raio de alcance a partir de Istambul, pensando na capacidade de voo das aeronaves que temos, não sobra muita área do planeta sem ser atendida”, indicou Polat.
Até o momento, o novo aeroporto de Istambul opera com três pistas, todas com mais de 3,75 mil metros de extensão, mas outras três serão entregues ao longo dos próximos anos no terreno dono de 76 quilômetros quadrados de área. Já o terminal principal de passageiros conta com 1,4 milhão de metros quadrados, ou o dobro do novo Aeroporto de Pequim, na China, inaugurado no último mês de setembro.
“Tudo está saindo de acordo com o planejado e ainda não perdemos nem sequer uma bagagem. Tivemos viajantes que chegaram com seis horas de antecedência para um voo, pois pensavam que, pelo tamanho do aeroporto, o processo seria demorado. No fim, tiveram mais de cinco horas livres para aproveitar a nossa infraestrutura”, comemorou o diretor.
Ao todo, o terminal oferece 240 mil metros quadrados entre serviços e restaurantes, com o Duty Free sendo responsável por 54 mil metros quadrados e incluindo lojas de marcas de luxo como Louis Vuitton, Valentino, Hermes, Dior e Bottega Veneta. Seu estacionamento tem capacidade para 40 mil veículos, enquanto o sistema de manejo de bagagens, o maior e mais complexo do mundo, se estende por 42 quilômetros de esteiras.
UM HUB PARA O MUNDO
A exemplo de outros períodos da história, Istambul mais uma vez deixa claro seu potencial para atrair viajantes dos quatro cantos do planeta, nem que seja apenas para uma breve conexão no terminal que fica na divisa entre o continente europeu e o asiático. Essa é a ideia da Turkish Airlines, companhia aérea que voa para a maior quantidade de países no mundo e é responsável por 77% do share de pousos e decolagens no aeroporto.
Não à toa, a empresa inaugurou três lounges exclusivos para os seus clientes. Com 5,6 mil metros quadrados de área e capacidade para receber até 765 pessoas, o Business conta com diversas opções gastronômicas, de lazer e até mesmo uma pequena galeria de arte particular. O complexo também dispõe de 13 quartos para quem quer descansar durante uma conexão internacional, chuveiros, área de entretenimento para crianças, simulador de golfe, salas para orações voltadas a cristãos, muçulmanos e judeus, entre outras especificidades e mordomias.
Até o momento, mais de dez bilhões de euros já foram gastos na construção do aeroporto e, de acordo com a IGA, administradora que ganhou sua concessão por 25 anos, cerca de 225 mil empregos diretos serão criados por conta das obras e das operações, proporcionando um incremento de 4,89% no PIB nacional.
Para ler a reportagem completa sobre o novo Aeroporto de Istambul, confira a edição desta semana (nº 1398) da revista PANROTAS, que viajou para conhecer a grandiosa instalação a convite da Turkish Airlines. Trata-se da segunda edição especial em comemoração aos 45 anos da PANROTAS. A companhia aérea ainda realizou o Corporate Club 2019, evento voltado ao mercado corporativo que contou com a presença de três representantes brasileiros.