Anac libera operações de A380 em mais 12 aeroportos
Na última terça-feira (6), a Anac aprovou uma emenda que permite que mais 12 aeroportos brasileiros possam receber os maiores aviões comerciais do mundo, o A380 e o B747-8
Na última terça-feira (6), a Anac aprovou uma emenda no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) Nº 154 que permite que mais 12 aeroportos brasileiros possam receber os maiores aviões comerciais do mundo, o A380 e o B747-8.
Os aeroportos contemplados são os de Belém, Brasília, Cabo Frio (RJ), Confins (MG), Manaus, Fortaleza, Viracopos (SP), Porto Alegre, Petrolina (PE), Recife, Natal e Salvador.
A alteração do regulamento prevê requisitos técnicos menos exigentes aos terminais, como a largura das pistas e faixas de segurança, e foi proposta pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) em abril de 2017.
Análises mais recentes indicaram a possibilidade de alteração desses requisitos, para torná-los menos excessivos e onerosos. No regulamento anterior, a pista deveria ter 60 metros de largura e faixa de segurança com 150 metros de comprimento, agora os requisitos mínimos passam a ser de 45 e 140 metros, respectivamente.
Os aviões que ganharam permissão para operar pertencem a categoria 4F e a OACI reconheceu que "os regulamentos que estabelecem requisitos para aeroportos estão superdimensionados, pois foram criados antes das aeronaves da categoria 4F entrarem em operação".
Os aeroportos contemplados são os de Belém, Brasília, Cabo Frio (RJ), Confins (MG), Manaus, Fortaleza, Viracopos (SP), Porto Alegre, Petrolina (PE), Recife, Natal e Salvador.
A alteração do regulamento prevê requisitos técnicos menos exigentes aos terminais, como a largura das pistas e faixas de segurança, e foi proposta pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) em abril de 2017.
Análises mais recentes indicaram a possibilidade de alteração desses requisitos, para torná-los menos excessivos e onerosos. No regulamento anterior, a pista deveria ter 60 metros de largura e faixa de segurança com 150 metros de comprimento, agora os requisitos mínimos passam a ser de 45 e 140 metros, respectivamente.
Os aviões que ganharam permissão para operar pertencem a categoria 4F e a OACI reconheceu que "os regulamentos que estabelecem requisitos para aeroportos estão superdimensionados, pois foram criados antes das aeronaves da categoria 4F entrarem em operação".
*Fonte: Airway