Justiça exige que Hurb reembolse clientes ou remarque viagens em 48 horas
Antiga Hotel Urbano passa enfrenta uma crise desde 2020, com uma avalanche de reclamações e processos
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro ordenou ontem (4) que a agência de viagens on-line Hurb devolva o dinheiro ou reagende as viagens, dentro de 48 horas, de todos os brasileiros que compraram viagens com a OTA e foram impossibilitados de embarcar.
A ordem foi emitida pelo juiz Paulo Assed Estefan, da 4ª Vara Empresarial da Capital, em resposta à ação judicial iniciada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e pelo Instituto Brasileiro de Cidadania (Ibraci).
Para os clientes que optarem por não receber o reembolso, a Justiça do Rio permitiu à empresa a continuação da prestação do serviço.
Se a Hurb não realizar os reembolsos ou as reprogramações das viagens conforme determinado, enfrentará uma penalidade de R$ 10 mil por cada descumprimento constatado.
A antiga Hotel Urbano passa enfrenta uma crise desde 2020, durante a pandemia, quando clientes reclamaram de dificuldades para conseguir reembolsos e remarcações de viagens canceladas, o que gerou uma avalanche de reclamações e processos legais. A situação financeira da Hurb piorou progressivamente, culminando em um pedido de recuperação judicial em 2022, após não conseguir reestruturar suas dívidas.
Resposta da Hurb
Ao Portal PANROTAS, a Hurb reconheceu os problemas e evitou comentar sobre o processo judicial em questão. Leia na íntegra:
Guiado pela missão de democratizar o acesso a viagens para milhares de brasileiros, o Hurb, que atua há mais de 13 anos no setor de turismo, sempre prezou pela transparência com os seus viajantes. A companhia reconhece os problemas enfrentados e lamenta pela frustração dos clientes impactados.
Em relação à solicitação do PANROTAS, a empresa esclarece que, por questões legais, não comenta processos judiciais e/ou ações em andamento, mas afirma que está à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos.
O Hurb ressalta que segue trabalhando em força-tarefa para a normalização das suas operações e reitera o comprometimento com a realização das viagens adquiridas, bem como com a devolução de valores solicitados por clientes que optaram pelo cancelamento do serviço.
Por fim, o Hurb ainda frisa que, em prol da escuta ativa e cuidado com seus públicos, está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.