Da Redação   |   24/03/2023 11:15
Atualizada em 24/03/2023 11:50

Buscas por Brasil crescem 50% na Expedia entre 2019 e 2022

Ano passado foi o mais lucrativo da história do grupo, segundo VP América Latina e Caribe, Salim Arkuch

PANROTAS/Gute Garbelotto
Salim Arkuch, da Expedia
Salim Arkuch, da Expedia
Maria Izabel Reigada, especial para o Portal PANROTAS


Com o propósito prioritário de melhorar a experiência do viajante, o Grupo Expedia lança no segundo semestre seu programa de fidelidade, integrando os muitos programas das empresas do grupo, segundo o vice-presidente do Expedia na América Latina e Caribe, Salim Arkuch, que participou do Fórum PANROTAS, realizado no início de março. “Já temos um programa piloto e podemos falar de 168 milhões de membros, graças aos associados que temos em outros programas do grupo. O que queremos agora é unificar isso, melhorando a experiência do passageiro”, conta, anunciando o One Key, nome do programa que está sendo desenhado.

Os investimentos em tecnologia contribuem para esse aprimoramento. “Vamos investir muito em tecnologia para que a plataforma fique mais relevante nas buscas, afinal, a viagem começa nesse ponto, na busca”, diz. A integração de todas as plataformas é umas das metas do grupo para este ano, que aposta também na segmentação dos negócios, com o B2B dedicado a empresas como a Expedia, e o B2C a cargo de marcas como a Hotéis.com. “Somos o maior provedor de tecnologia para a indústria turística em todo o mundo, então é natural que nossas empresas tenham as melhores ferramentas.”

Entre as ferramentas já apresentadas está o novo modelo de ranking dos hotéis no marketplace, com três dados em relevância: preço, disponibilidade e as opiniões dos hóspedes. “As avaliações dos hóspedes agora vão fazer com que os hotéis ‘subam’ nas buscas da plataforma. Hotéis bem avaliados serão beneficiados e outros, que recebem mal ou não solucionam problemas dos clientes, não terão visibilidade tão boa”, explica. “A expectativa é que tenhamos, em breve, cerca de 25% de hotéis cujo posicionamento vai melhorar e outros 25% que terão uma redução de visibilidade com essa classificação de notas. Para os demais, não acreditamos que teremos alterações”, avalia.

Aumentar o portfólio também faz parte dos objetivos do grupo, ainda em busca da melhor experiência do passageiro. No Brasil, essa busca inclui principalmente os destinos com relevância para o Turismo doméstico. “Tivemos em 2022 nosso melhor ano em resultados e estamos atentos a todas as tendências que o mundo pós-pandemia nos mostra. Queremos mais opções para os viajantes locais em mercados importantes, como o Brasil”, diz, citando destinos como Florianópolis e o Nordeste.

O VP do Grupo Expedia conta ainda que as buscas pelo Brasil cresceram mais de 50% entre 2019 e o ano passado. “Há uma explosão de buscas pelos destinos brasileiros para viagens agora, em março, abril e maio. Países como o Brasil e a Argentina demoraram a se abrir novamente ao Turismo após a pandemia, mas, no caso do Brasil, isso refletiu em um aquecimento muito forte das viagens domésticas”, analisa.

O ano de 2022 foi o mais lucrativo da história do Expedia Group. Foi o que comunicou Salim Arkuch. Em bom português, o executivo ainda afirmou que a empresa está investindo em tecnologia e muito próxima de integrar todas suas plataformas, o que deve trazer ainda mais crescimento em 2023.

"O Grupo Expedia fechou 2022 com o ano mais lucrativo de toda a história da empresa. Isso é muito boa notícia, porque tivemos uma volta das viagens com muita força. No Brasil, por exemplo, vemos um incremento na demanda internacional, sendo os Estados Unidos o mercado mais importante, seguido de Argentina, Reino Unido, México e Canadá", afirmou Arkuch.

O executivo também compartilhou que o Expedia Group está continuamente em busca de oportunidades de negócios, mas o foco agora é tecnologia. "Estamos sempre buscando oportunidades globalmente, mas agora estamos focando em investimentos internos de tecnologia, unificando as plataformas para ter uma única plataforma eficiente e estável. Queremos nossos parceiros com mais conversões e receita com o novo programa de fidelidade", explicou.

O novo programa de fidelidade do grupo, chamado One Key já conta com 168 milhões de membros, disse Arkuch.

EXPERIÊNCIA DO HÓSPEDE

Segundo o VP Latam & Caribbean do grupo, o principal desafio da empresa atualmente é a experiência do hóspede, e por isso está implementando uma ferramenta para valorizar boas avaliações em seu buscador.

"Historicamente, o preço e disponibilidade são os principais fatores de busca, mas agora estamos incorporando uma ferramenta para considerar as experiências dos viajantes nos hotéis, e isso terá importância na visibilidade dos hotéis em nossa plataforma. Se o hotel é barato, mas tem avaliações ruins, não aparecerão tanto quanto hotéis com tarifas um pouco mais altas, mas com melhores avaliações", explicou

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados