WTM Latin America: o que rolou no segundo dia do evento
Painéis, palestras, treinamentos, informações de reabertura de destinos e reuniões... muitas reuniões
A WTM Latin America superou as seis mil reuniões individuais agendadas e Simon Mayle, diretor do evento, que neste ano acontece virtualmente, está satisfeito com esta marca. Em live no Instagram da PANROTAS, Mayle comemorou não só o volume de negócios, como também deu os destaques do conteúdo desta quarta-feira na plataforma.
JAMAICA E DUBAI
O primeiro painel de conteúdo do dia recebeu Edmund Barlett, Ministro do Turismo da Jamaica, que em entrevista com Peter Greenberg, repórter do PBS/CBS News, ressaltou que foi estabelecido pelo país um comitê de gerenciamento de crise já em janeiro de 2020, quando houve conhecimento dos primeiros casos de Covid-19.
Depois disso, a Jamaica seguiu com o desenvolvimento de protocolos e se tornou o primeiro país na região a estabelecer um conjunto completo de regulamentacao. Atualmente, o país preza por proteção e segurança tanto dos residentes quanto dos visitantes.
Outro destino que abordou a reabertura para turistas foi Dubai. A cidade voltou a receber visitantes há um ano, e já atingiu a imunidade coletiva, sendo a primeira região com mais de 1 milhão de residentes a vacinar 70% da sua população.
Este ano Dubai será sede da maior exposição do mundo, a Expo 2020 Dubai. Mas antes da reabertura, o país passou por um período de restrições intensas, como abordou Cibele Moulin, gerente de operações internacionais para América Latina, Espanha e Portugal da Dubai Turismo.
“Passamos por um lockdown completo por quase dois meses. Precisávamos de autorização para sair de casa, e a cada três dias podíamos ir no supermercado ou na farmácia. Depois, a reabertura foi feita de forma gradual. Houve sanitização nas vias públicas no período da noite. Até que fomos um dos primeiros destinos a receber o selo Safe Travels, da Organização Mundial do Turismo.”
DIVERSIDADE
O dia ainda contou com três painéis com abordagens voltadas para a diversidade.
No “Como atrair o turista LGBTQIA+?”, convidados contaram como as empresas estão se preparando para receber esse público que acaba se fidelizando quando é bem atendido e bem tratado.
Já no “Aliados pela Diversidade”, convidados negros, mulheres e pessoas que lutam para conquistar posições iguais dentro de empresas, abordaram as diversas vezes em que se depararam com ambientes pouco diversos, com a presença massiva do estereótipo “homens cis brancos” e quais atitudes têm tomado para que essa situação diminua, ou não ocorra mais no turismo e na sociedade como um todo.
O painel “Defesa - Mulheres que possuem suas causas compartilham suas experiências” reuniu Bettina Garibaldi, vice-presidente sênior da Ketcham, como moderadora, Gloria Guevara, conselheira especial e ministra do turismo da Arábia Saudita e Liz Ortiguera, CEO da Pacific Asia Travel Association.
Elas são mulheres que apoiam causas voltadas para a equidade de gênero e acreditam que viajar é importante para derrubar barreiras e trazer entendimento sobre diferentes assuntos, o que resulta em diversidade e inclusão.
A diversidade é algo, segundo elas, que está acontecendo nos setores e deve seguir se consolidando a partir da educação. Durante o painel, Liz destacou três pontos que considera importantes para essa evolução. Um deles é sobre o empoderamento feminino.
“Um dos pontos é como as mulheres estão se empoderando nos últimos anos. Eu oriento e apoio as mulheres que estão próximas, mas não devemos pensar apenas em quem estamos educando, e sim na comunidade como um todo. Isso é algo que podemos expandir.”
TECNOLOGIA COMO ALIADA
A abordagem sobre tecnologia neste dia de evento contou com dois painéis. “Domine o poder do posicionamento digital no turismo”, comandado por Thiago Akira, consultor de marketing turístico, professor e palestrante, que explicou como se posicionar nas redes sociais e na internet, analisar os concorrentes e, principalmente conhecer e investir no público certo para o produto ou serviço que é comercializado.
Já Carlos Cendra, CMO da Mabrian Technologies, trouxe à tona como os dados podem ser usados a favor das empresas, sendo uma ferramenta que traz informações e pode ser usada para mudar a mentalidade, resultando em uma tomada de decisão assertiva.
SUSTENTABILIDADE
Quanto à sustentabilidade, o painel em parceria com a Global Ecotourism Network / GEN, destacou projetos do Brasil, Costa Rica e Chile, que por meio de ações conscientes estão conseguindo a regeneração de ecossistemas do país, que segue sofrendo com os efeitos das mudanças climáticas.
Um dos projetos apresentados foi o do Mico Leão Dourado, que, sediado no estado do Rio de Janeiro, no Brasil, contribui para salvar a espécie em risco de extinção, além de colaborar para a regeneração de parte da mata Atlântica, atualmente com apenas 10% de sua cobertura original.
Outro painel que abordou a sustentabilidade contou com a participação de Cintia Carlotti, gerente de marketing da Costa Cruzeiros, Loraine Ricino, diretora de marketing da GOL Linhas Aéreas, e Antonietta Varslese, vice-presidente sênior de comunicação e relações institucionais e CSR da Accor América do Sul.
Os participantes abordaram como as empresas as quais fazem parte estão investindo em ações para a sustentabilidade do planeta e para que o turismo siga ocorrendo de maneira consciente.
CONTEÚDO SOB DEMANDA
Perdeu algum conteúdo da WTM Latin America? Não se preocupe, todos os painéis, palestras e discussões ficam sob demanda. Clique aqui e saiba como acessar.