Turismo está na pauta de acordos da visita de Lula a Portugal
Lula fará abertura da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, em Lisboa, e embarca terça-feira para a Espanha
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, embarcou hoje em viagem com destino a Portugal onde será recebido pelo presidente do país, Marcelo Rebelo. Pelo menos dez acordos devem ser assinados durante a viagem de quatro dias, com foco nas áreas de turismo, aeronáutica, cultura, ciências e mineração. No dia 22, Lula participa fará a abertura da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, no Centro Cultural de Belém. A cúpula discutirá temas bilaterais nas áreas política, econômica e de tecnologia, além de assuntos globais como mudança do clima e a guerra no leste europeu.
A agenda presidencial tem prevista reunião com empresários luso-brasileiros na segunda-feira, dia 24, no Porto. Nessa reunião, o objetivo será a promoção do cargueiro KC 390 da Embraer, que tem cinco modelos encomendados para Portugal. O presidente Lula também deve visitar a Indústria Aeronáutica de Portugal (Ogma), subsidiária da Embraer no país, que construiu o primeiro dos cargueiros entregue.
Entre os protocolos que estariam prontos para assinatura entre os dois países estão o de cooperação entre o Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal e a Agência nacional de Cinema (Ancine), com uma declaração mútua de fomento à produção cinematográfica. No Turismo, há um memorando de entendimento entre o Turismo de Portugal e a Embratur, que deve ser assinado por Marcelo Freixo, presidente da Embratur. Ainda estão previstos atos de cooperação entre a Agência Espacial Brasileira e a Portugal Space.
CNH e Espanha
Também estão na agenda entendimentos nas áreas de energia, geologia, mineração, direitos das pessoas com deficiências e declarações de intenções na área da saúde. O acordo de reconhecimento mútuo das carteiras de habilitação (CNH) está em fase inicial de negociação e poderá ser assinado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.Nos últimos anos, o Brasil entrou na lista dos dez países com mais investimentos diretos em Portugal, especialmente no setor imobiliário, sendo que desde 2020 é a nacionalidade que mais adquiriu bens no país.
No fim da manhã do dia 25, terça-feira, o presidente Lula segue para Madri, na Espanha. A programação no país não está fechada, mas prevê encontro com o rei Filipe VI, o primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez e empresários brasileiros.