Rio realiza reunião do G20 em 2024 e governador quer mais eventos
Em Nova York, Cláudio Castro reuniu-se com trade turístico para mostrar oportunidades de investimentos
Depois de anunciar que a reunião dos chefes de Estado que formam o G20, as maiores economias mundiais, será realizada no Rio de Janeiro em 2024, o governador do Estado, Cláudio Castro, manteve reunião com representantes do trade turístico dos Estados Unidos nesta semana, em Nova York. Castro foi um dos governadores que viajou para participar do Lide Brasil Investment Forum, na cidade norte-americana, na terça-feira.
O Rio de Janeiro sediará a reunião do G20 em novembro. Com presidência rotativa, o Brasil assume esse posto a partir de dezembro deste ano. Além dos 20 integrantes do grupo, a reunião realizada no Brasil terá dez nações convidadas, entre elas o Uruguai e o Paraguai, que integram o Mercosul.
Em Nova York, Cláudio Castro defendeu os planos para consolidar o Estado como o principal destino turístico do País. O governador reafirmou compromisso de investir em um calendário de grandes eventos e atrações no Rio de Janeiro, a exemplo da reunião do G20. “Ter a oportunidade de ouvir e entender a expectativa do setor turístico nos ajuda a pensar mais em como consolidar o nosso Estado como o principal destino de turistas. Por isso, temos realizado encontros regulares com trades da Europa e dos Estados Unidos. Ser sede do G20 é uma conquista do nosso governo, que tem mostrado para o mundo o novo Rio de Janeiro”, disse.
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, acompanhou o governador na reunião com o trade turístico norte-americano, destacando que, por meio da captação de investimentos e promoção de projetos, o turismo do Rio tem sido fortalecido, permitindo que o Estado volte a ser a porta de entrada de visitantes internacionais para o Brasil. “O mercado norte-americano é fundamental. Tradicionalmente, os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas ao Brasil, atrás apenas da Argentina. Em 2022, recebemos mais de 84 mil turistas americanos, superando os números de 2020 e 2021. Acredito que conseguiremos chegar perto da marca dos 120 mil americanos desembarcando no estado este ano”, explicou Tutuca.