Comitiva leva Macron ao Pará para conhecer produção sustentável de cacau
Governo brasileiro que dar visibilidade às alternativas de desenvolvimento sustentável na Amazônia
O presidente francês Emmanuel Macron visitou a Ilha do Combu, no Pará, para conhecer uma fábrica de chocolates que trabalha o cacau de maneira sustentável e ecológica. A visita foi acompanhada pelo presidente Lula e pelo ministro Celso Sabino. Objetivo do governo brasileiro é dar visibilidade às alternativas de desenvolvimento econômico sustentável na Região Amazônica.
Distante 1,5 quilômetro da capital paraense, a Ilha do Combu tem apostado no Turismo para potencializar a geração de empregos e a produção de cacau orgânico. A fábrica de chocolates Filha do Combu, local da visita técnica, produz chocolates com cacau orgânico e atua de forma sustentável na preservação da natureza local.
Em 2023, o Prêmio Nacional do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, consagrou, na categoria “Iniciativa Privada - Micro, Pequenos Empreendedores e MEI”, o empreendedor criativo e CEO da fábrica Filha do Combu Chocolates, Mario Cesar dos Santos de Carvalho, que atua como consultor na Ilha desde 2012.
"Além de atuar de forma sustentável, preservando a floresta amazônica, o turismo é uma alternativa real de renda que abre um caminho de possibilidades para o homem e a mulher que nasceram aqui não migrarem para outros locais, tirando seu sustento de firma sustentável e de maneira digna. Esse é o turismo que estamos buscando no Brasil”
Celso Sabino, ministro do Turismo